A Receita Federal libera nesta quinta-feira (31) o pagamento do lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda (IR) de outubro. Ao todo, 264.602 contribuintes regularizaram suas pendências e, agora, recebem um montante de R$ 700 milhões. O Fisco informou que, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes do estado foram incluídos na lista de prioridades para o reembolso, que também contempla idosos e pessoas com deficiência.
Prioridade para Contribuintes do RS e Idosos
A lista de prioridades desta restituição de malha fina inclui, em primeiro lugar, contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Além disso, professores, pessoas com mais de 60 anos e indivíduos com moléstias graves também estão entre os beneficiários.
Como Consultar a Restituição
Os contribuintes podem verificar se foram incluídos no lote de outubro acessando o site da Receita Federal. No portal, basta clicar na seção “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”. Além disso, o aplicativo da Receita está disponível para consultas rápidas em dispositivos móveis. Para aqueles que ficaram de fora, é possível verificar se há pendências na declaração e retificar os dados para uma futura liberação.
Pagamento Direto na Conta
Caso a conta esteja desativada, o valor fica disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Neste caso, o contribuinte pode agendar o crédito em outra conta por meio do portal do BB ou entrando em contato pelos telefones informados.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil