Receita abre consulta para restituição do Imposto de Renda na malha fina

A Receita Federal disponibilizou, nesta quinta-feira (23), a consulta ao lote de outubro da malha fina do Imposto de Renda. Cerca de 264 mil contribuintes, incluindo 11 mil do Rio Grande do Sul, terão acesso ao valor de suas restituições. A restituição totaliza R$ 700 milhões, sendo mais da metade destinada a contribuintes com prioridade no reembolso. Os gaúchos, afetados pelas enchentes, foram incluídos como prioritários.

Consulta e prioridades no reembolso

Entre os contribuintes prioritários, 126.824 utilizaram a chave Pix do tipo CPF ao declarar o Imposto de Renda ou optaram pela declaração pré-preenchida. Outros 14.661 profissionais do magistério e 11.360 residentes no Rio Grande do Sul também terão prioridade. O lote de outubro ainda contempla 46.689 pessoas entre 60 e 79 anos, além de 6.416 idosos acima de 80 anos e 5.219 com deficiência ou doenças graves.

Como consultar e receber a restituição

Os contribuintes podem consultar suas restituições no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo para dispositivos móveis.

A consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda está disponível desde quinta-feira.

Para mais informações sobre o processo de restituição, acesse o site da Receita Federal e acompanhe as próximas atualizações.

Foto: Juca Varella/Agência Brasil