A operação RecuperaFone teve início na manhã desta quarta-feira (23/10), quando a Central Integrada de Fiscalização (CIF), composta por diversos órgãos, inspecionou lojas de acessórios e assistência técnica de celular na zona leste de Manaus.Durante a ação, as equipes fiscalizaram sete estabelecimentos e interditaram uma loja devido à falta de documentação necessária para o funcionamento.
Ação Conjunta das Autoridades
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) realizou a operação em parceria com o Núcleo de Recuperação de Celulares (NURC), a Polícia Militar (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Os fiscais se concentraram na Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, localizada no bairro Jorge Teixeira, e inspecionaram todas as lojas. O escrivão Fabrício Oliveira, representante do NURC, informou que, embora os IMEIs dos aparelhos tenham sido verificados, não foram encontrados celulares com restrições de roubo ou furto.
Irregularidades Encontradas
As equipes da CIF identificaram diversas irregularidades nas lojas. Segundo Pedro Malta, chefe de fiscalização do Procon-AM, todas as lojas fiscalizadas apresentaram problemas, como a falta do Código de Defesa do Consumidor, ausência de placas informativas, e a não emissão de notas fiscais. Por conta dessas irregularidades, a equipe notificou e autuou os estabelecimentos para regularização.
A Sefaz lacrou uma loja, em particular, devido à falta de inscrição estadual e à não emissão de documentos fiscais. O auditor fiscal Nelson André explicou que a loja pode regularizar sua situação junto à Sefaz rapidamente.
Melhorando a Segurança da Comunidade
A operação RecuperaFone visa coibir o aumento de roubos e furtos de celulares na região, promovendo uma sensação de segurança para os consumidores. As autoridades envolvidas enfatizaram a importância de lojas apresentarem a documentação exigida, a fim de proteger os direitos do consumidor.
Fotos: Divulgação/SSP-AM
A operação RecuperaFone demonstra o compromisso das autoridades com a segurança pública em Manaus. Os consumidores devem sempre verificar a documentação das lojas antes de realizar compras e serviços relacionados a celulares. Para mais informações sobre segurança pública e operações similares, acesse nosso site e fique por dentro das novidades. https://banzeironews.com/