O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) aprovou o credenciamento de seis institutos para atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia Ocidental e no Amapá.A reunião destacou o impacto econômico positivo dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) credenciados. Eles contribuem para a geração de empregos e a arrecadação de tributos na região.
Institutos Aprovados e seus Impactos
O Capda aprovou a participação de institutos como a unidade do Instituto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia de Software (ICTS) de Boa Vista-RT. Esse respaldo legal permite às empresas usufruírem de vantagens fiscais ao investir em inovação na região, fortalecendo a economia local.
Crescimento Econômico e Desenvolvimento Tecnológico
A reunião também contou com uma análise da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), que apresentou os impactos dos ICTs no desenvolvimento da Amazônia. Entre 2021 e 2023, esses institutos geraram aproximadamente R$ 57 bilhões em receita e arrecadaram R$ 12 bilhões em tributos, além de impactarem 243 mil empregos em diversas áreas. Com o credenciamento dos novos institutos, espera-se um crescimento contínuo, beneficiando as áreas de ciência e inovação no Amazonas e no Amapá.