Cigás supera meta anual de usuários em 2024

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) ultrapassou sua meta de unidades consumidoras (UC’s) contratadas em 2024, alcançando 21.351 UC’s até o fim de agosto. Esse número supera a meta estabelecida no Plano de Negócios, que previa 20.197 UC’s, em 5,5%. A marca reflete o crescente interesse pelo gás natural, que oferece economia de até 56%, além de benefícios ambientais.

Crescimento impulsionado por economia e sustentabilidade

A crescente adesão ao gás natural canalizado é resultado das vantagens financeiras e ambientais que o combustível oferece. Segundo a Cigás, estudos indicam que a economia pode chegar a 56% em comparação com outros combustíveis. Além disso, o uso do gás natural reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o que o torna uma alternativa mais sustentável. Desde o início das operações da Cigás, em 2010, até 2023, a substituição de óleo combustível por gás natural evitou a emissão de 6,2 milhões de toneladas de carbono equivalente.

Infraestrutura e expansão

A Cigás possui uma infraestrutura subterrânea robusta, que garante o fornecimento contínuo e seguro do gás natural. Com mais de 300 quilômetros de gasodutos em operação, a Companhia planeja expandir essa rede para 432 quilômetros até 2028, com a meta de alcançar mais de 35 mil unidades consumidoras. Entre os clientes da Cigás estão termelétricas, indústrias, hospitais, restaurantes, e residências verticais.

Investimentos para o futuro

A Companhia de Gás do Amazonas planeja investir R$ 360 milhões na expansão de sua rede de distribuição. Com essa iniciativa, a Cigás espera continuar crescendo e oferecendo uma alternativa mais econômica e sustentável para seus consumidores, consolidando o gás natural como peça-chave para a segurança energética no Amazonas.

Foto: Hirailton Gomes