Os eleitores de cinco cidades brasileiras foram às urnas neste domingo (6) para participar de consultas populares que influenciaram decisões importantes em suas localidades. Com votações realizadas em Belo Horizonte, São Luís, Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR), os resultados expressaram a vontade dos cidadãos sobre temas variados, desde alterações de bandeiras até mudanças de nome de municípios.
Eleitores Rejeitam Mudança de Bandeira em Belo Horizonte
Na capital mineira, Belo Horizonte, 84,3% dos eleitores votaram contra a mudança da bandeira da cidade, resultando em aproximadamente 1 milhão de votos contrários. A proposta, aprovada anteriormente pelo Legislativo municipal, acabou rejeitada pela maioria da população.
Mudança de Nomes em Municípios e Outras Decisões
Em Governador Edison Lobão, 83,8% dos eleitores decidiram mudar o nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão. Já em São Luiz (RR), 83,4% dos votantes aprovaram a alteração para São Luiz do Anauá. Em Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, 81,4% dos eleitores rejeitaram a construção de um novo centro administrativo, preferindo manter a área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzo intacta.
Essas consultas populares destacam a importância do plebiscito e do referendo como ferramentas democráticas. Nas cidades de Governador Edison Lobão, São Luiz e Dois Lajeados, a população participou de plebiscitos, consultados antes da implementação de novas legislações. Em Belo Horizonte, os eleitores participaram de um referendo, confirmando ou rejeitando uma lei previamente aprovada pelo Legislativo.
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil