Ageman acompanha cumprimento do Plano de Ação da concessionária de água durante estiagem

Ageman monitora Plano de Ação da concessionária de água durante estiagemA Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) está acompanhando, diariamente, o cumprimento do Plano de Ação que a concessionária Águas de Manaus está executando, a fim de garantir o abastecimento de água para a capital amazonense durante a estiagem.

As medidas implementadas pela empresa já haviam sido apresentadas ao órgão regulador ainda no final de julho e, nesta semana, foram atualizadas e repassadas ao prefeito David Almeida, aos técnicos da diretoria de Saneamento Básico, da Ageman, e também aos representantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus.

“É de extrema importância que a agência reguladora monitore, diariamente, todas as medidas que estão sendo tomadas pela empresa em seus sistemas de captação, tratamento e distribuição de água em nossa cidade, bem como a evolução das obras, de forma que possamos conferir aquilo que a concessionária se comprometeu a fazer para garantir que não ocorra desabastecimento em nossa cidade”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

A concessionária informou, durante reunião de apresentação do plano que, para 2024, a operação envolve a adaptação de toda a estrutura de captação de água em Manaus para acompanhar o nível do rio Negro. Caso o índice fique mais crítico, já está prevista a implantação de estrutura de bombas d’água flutuantes.

“Por isso, estamos também monitorando, diariamente, o nível do rio Negro, como forma de acompanhar o processo de captação da água nesse período, no entanto, a empresa já nos assegurou que o planejamento da concessionária garante o abastecimento pleno na cidade, mesmo que a estiagem avance 25%, em relação à seca histórica do ano passado”, disse Elson.

Diariamente, 700 milhões de litros de água são captados e tratados para os mais de 2 milhões de usuários do sistema público de abastecimento de água. A estrutura implantada pela concessionária garantirá que a estiagem não afete o nível de produção diária de água tratada.

O gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado, informou que o Plano de Ação, adotado em 2023, proporcionou expertise para colocar em prática as ações definidas para este ano, contemplando investimentos nos sistemas elétricos e mecânicos.