‘Zona Franca de Portas Abertas’ apresenta fábrica da Caloi a alunos do Colégio Militar de Manaus

Um grupo de 28 alunos dos Ensinos Fundamental (oitavo e nono anos) e Médio do Colégio Militar de Manaus (CMM) visitou, nesta quarta-feira (11), a fábrica da Caloi Norte S.A. no Polo Industrial de Manaus (PIM), em mais uma ação intermediada pelo programa “Zona Franca de Portas Abertas”, o qual é coordenado pela Suframa.

Desde 1975 em Manaus, a fábrica da Caloi Norte S.A. está instalada em uma área de 72 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Manaus, onde emprega aproximadamente 400 funcionários na produção de rodas e de bicicletas nos segmentos Kids a MTB/Road high-end (incluindo modelos CKD) e e-bikes (modelos eletricos), bem como na realização de operações de soldas de aço e alumínio, tratamento térmico de alumínio e pintura líquida e a pó, entre outras, e em funções administrativas.

Além de se tratar de uma experiência enriquecedora e educativa para os estudantes, a visita teve também o objetivo de apresentar outras possibilidades de carreiras fora do ambiente militar, fomentar contato com processos de produção em uma grande fábrica, divulgar práticas sustentáveis e cuidados com o meio ambiente por parte de empresas regionais e demonstrar a importância da disciplina, dedicação e do trabalho em equipe.

“Foi uma oportunidade valiosa para que os alunos conhecessem de perto o funcionamento de uma indústria, compreendessem melhor as conexões entre as aulas e o mundo real e se inspirassem a explorar novas áreas de interesse e carreiras futuras”, disse o major Antonio Carlos Araújo Júnior, orientador do Grêmio de Artilharia do CMM.

Retorno

A visita desta quarta-feira foi a primeira do ano na Caloi por meio do “Zona Franca de Portas Abertas” e marcou o retorno da empresa ao programa, após um período de interrupção das visitas para realizar reformas e modernização em suas instalações. Vale destacar que a empresa é a que mais recebeu visitantes desde a inauguração do programa “Zona Franca de Portas Abertas”, em 2021.

Agradecimento

Ao final da atividade, a Suframa recebeu um “certificado de agradecimento” da escola, por possibilitar aos alunos, a possibilidade de uma experiência ímpar para eles nas instalações da Caloi.

Fonte: Suframa/Divulgação
Fotos: Rosângela Alanís/Suframa