Prefeitura de Manaus entrega mais ônibus novos e com ar-condicionado para a populaçãoA Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entregou, nesta quarta-feira, 11/9, mais 15 ônibus novos para reforçar a frota da capital. Serão dez novos veículos da empresa Expresso Coroado e mais cinco veículos da Integração (Eucatur). Com os novos veículos, a atual gestão totaliza 398 novos veículos entregues.
Os veículos entregues pelo vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, são do modelo convencional com tecnologia Euro 6 e ar-condicionado disponível aos passageiros.
“Quem paga uma tarifa de transporte público merece ter um tratamento à altura do que paga, estamos mudando toda a frota, entregando ônibus de qualidade e com ar-condicionado. Nesta gestão, não tivemos uma paralisação no sistema de transporte público, e nossa expectativa é entregarmos mais 50 veículos novos até dezembro”, destacou Rotta.
Os coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente conta 1.120 ônibus distribuídos em 223 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra cerca de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na rotina dos cidadãos.
Durante a inauguração, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique, reforçou o compromisso da Prefeitura de Manaus com os usuários do transporte público: “Quatrocentos e sessenta e sete novos ônibus é a meta que a prefeitura estabeleceu para circular na cidade de Manaus. A nova frota está sendo entregue com reforços nas câmeras de seguranças, com eficiência no ar-condicionado, devido ao calor intenso. Tudo para garantir que a população tenha dias melhores ao utilizar o transporte público”, pontuou o representante do IMMU.
Os novos veículos possuem tecnologia que garante redução de gases poluentes. Sendo uma combinação aplicada aos motores, que resulta numa solução de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo as emissões de poluentes.