Uma programação encantadora aguarda pelo público nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas
O agendão cultural deste fim de semana (30/08 a 1º/09) está repleto de eventos para todos os gostos e público nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A agenda inclui um festival de dança, apresentações de ballet, diversos espetáculos e exposições artísticas. Além de uma variedade de filmes nortistas, com muita pipoca para acompanhar os curtas e longas-metragens.
Festival de dança
Nesta sexta-feira (30/08), às 20h, o palco do Teatro Amazonas recebe a grande abertura do Festival Amazonas de Dança, com os espetáculos: “Sodade”, da Parorando Cia e Produtora, e “Mundo da Razão Presente”, encenado pelo Corpo de Dança do Amazonas.
A obra “Sodade” aborda elementos do imaginário popular como principal fonte para a criação das cenas, inspirando-se, principalmente, em crenças e situações cotidianas do Norte e Nordeste brasileiro, com classificação livre. O enredo do espetáculo “Mundo da Razão Presente” mostra que a loucura deixou de ser o oposto da razão ou sua ausência, tornando possível pensá-la como “dentro do sujeito”, a loucura de cada um, possuidora de uma lógica própria. Com classificação de 14 anos. A entrada para ambos os espetáculos é gratuita.
Como parte da programação do Festival Amazonas de Dança, neste sábado (31/08), às 20h, no Teatro Amazonas acontecem os espetáculos “Angelim Vermelho”, com Francis Baiardi; “O Lado de Flora”, com a Canon Cia e as “Taberneiras”, encenado pela Pajé Cia de Dança. Com entrada franca.
A obra “Angelim Vermelho”, inspirada na maior árvore da floresta Amazônica, Dinizia Excelsa, traz para o protagonismo da cena um grito de socorro pela preservação da floresta, com a proposta de ecoar o clamor da mãe terra pela sua resistência, em meio às violações, invasões e destruições do meio ambiente. Com classificação livre.
“O Lado de Flora” é uma provocação ao pensamento contemporâneo em dança como fruto da reflexão em que baseamos nossas escolhas nas criações coreográficas na era moderna, como o lugar onde as trocas mútuas com o presente efêmero nos convidam a refletir sobre a importância de pausar, memorar e cativar o agora. Com classificação de 16 anos.
E “As Taberneiras” apresenta a sexualidade e a sensualidade da mulher amazônica de forma contundente e esclarecedora, desafiando estereótipos e convenções sociais. Baseado na rica tapeçaria de histórias, tradições e experiências das mulheres que vivem e trabalham na região de Manaus. Com classificação livre.
Espetáculos
Neste sábado (31/08), às 18h, o Teatro da Instalação recebe a apresentação do ballet “Quebra Nozes”, realizada pelo Centro Municipal de Arte e Educação Nelson Neto. O público irá prestigiar uma noite de encanto, fantasia e muita dança. Com entrada franca.
E o Teatro Gebes Medeiros recebe, também neste sábado (31/08), a nova versão do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça inicia às 18h e retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.
Cinema
Ainda no sábado (31/08), a partir das 18h, o Cine Beiradão vai levar a magia do cinema para a comunidade Nossa Senhora de Fátima. Indicada para todas as idades, a iniciativa vai exibir curtas e longas nortistas. É uma opção de entretenimento e lazer gratuito com foco na expansão cultural dos moradores da zona rural de Manaus.
Quatro comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé foram contempladas pelo projeto, idealizado pela cineasta Ana Lígia Pimentel e pelo produtor e guia de turismo Lucas Passos. O evento conta com distribuição de pipoca, água e refrigerante. Entrada gratuita.
O projeto é realizado com recursos disponibilizados por intermédio de edital da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
E o Cineclube de Arte apresenta uma nova sessão especial, neste sábado (31/08), das 18h às 20h30 no Cineteatro Guarany. Com a estreia dos filmes “A Importância da Vida”, dirigido e roteirizado por Wander Luiz, e “Dia dos Finados”, com direção e roteiro de Márcio Nascimento. Com classificação de 14 anos, e entrada gratuita.
O objetivo deste trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sob a liderança do secretário Marcos Apolo, é promover a valorização da expressão criativa e original da produção cinematográfica amazonense, destacando o trabalho dos cineastas.
Exposições
No sábado (31/08), das 18h às 21h, a artista Lidianny Maia convida o público para acompanhar de perto sua exposição artística “Arte e Alma”. O evento acontece no espaço Decker and Garden, localizado no Parque das Laranjeiras.
A exposição conta com duas artistas convidadas para também expor sua arte, a artista Sarah Botero e Nycoly Brito. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada franca.
Em celebração ao 27º aniversário do Centro Cultural Palácio Rio Negro, comemorado no último 28 de agosto, o espaço cultural está com duas exposições em destaque: “Reino de Encantaria”, da artista cênica Nonata Silva, e “13 Casas de Manaus – Coleção Bacellar-Ventilari”, da artista visual Monik Ventilari.
As exposições permanecem em exibição até 29 de setembro. O Palácio está aberto para visitação gratuita de segunda a sábado, das 9h às 15h (exceto às terças-feiras).
O Centro de Artes Galeria do Largo segue em exibição com as exposições que fazem parte da mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, reunindo obras de duas exposições: “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, com curadoria de Virna Lisi. E a exposição “9 encontros”, de Silvana Macêdo, com curadoria de Juliana Crispe. As exposições ficarão em exibição na Galeria do Largo até 1º de dezembro de 2024.
Neste conjunto de propostas, a artista Maria do Rio Negro apresenta “Documentos e Identidades“; Suelen Siqueira exibe “Potências do Corpo Feminino“, com fotografias de shibari art; Marcelo Rufi mostra “Pintacuia Hiperbólico“ e Victor Zagury apresenta a curadoria de lambes “Cola com Noix“. As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, de 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.
Domingo
Neste domingo (1º/09), às 19h, o palco do Teatro Amazonas recebe o festival Amazonas de Dança com os espetáculos: “A volta do Anzol”, com a Entrecorpus Companhia de Dança; “Ori”, com Eduardo Cunha; e “La Bayadére e o Amor Sagrado”, com a Companhia Independente Artística Alpha Dance (CIAAD). Com classificação livre e entrada franca.
Endereços
Teatro Amazonas – (Largo de São Sebastião – Centro);
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;
Centro de Artes Visuais Galeria do Largo (Largo de São Sebastião – Centro);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro.
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Museu do Seringal – Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã – Mirim
Fotos: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa