Único representante da região Norte, o estado teve três estabelecimentos citados na lista nacional
O Amazonas é destaque nacional com a presença de três hotéis entre os 50 melhores do Brasil de 2024, segundo ranking divulgado pela revista Exame Casual. A primeira edição da lista em 2024 avalia hotéis de todo o Brasil, sendo o Amazonas o único representante da região Norte.
Para o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, a menção na lista demonstra o potencial turístico do estado e o resultado de estratégias de divulgação e promoção do destino Amazonas.
“O Governo do Amazonas trabalha para desenvolver um turismo seguro e todos esses empreendimentos estão preparados e exercem suas atividades de forma regular, o que proporciona ao turista vivenciar uma experiência única, segura e regular no nosso estado”, declarou Ribeiro.
Foto: Divulgação/Amazonas Cluster de Turismo
Entre os hotéis do Amazonas citados no ranking da Exame Casual 2024 está o Anavilhanas Jungle Lodge, localizado no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), na 11ª posição da lista nacional, o mais bem posicionado do estado.
O Anavilhanas Jungle Lodge é um hotel às margens do Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, um santuário com mais de 3,5 bilhões de metros quadrados de natureza preservada. Com acomodações inspiradas na arquitetura cabocla da região, o empreendimento proporciona passeios, refeições com culinária local e traslado terrestre.
Foto: Divulgação/Amazonas Cluster de Turismo
Em Novo Airão está, também, o Mirante do Gavião Amazon Logde, que ocupa o 19º lugar do ranking. Ele abriga bangalôs com designer de materiais da floresta e mobiliário de madeira com peças de artesanato regional. O espaço oferece ainda piscina e cobertura com restaurante de ingredientes amazônicos.
Em 41° lugar na lista da revista, aparece o Juma Amazon Lodge, localizado em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), que conta com bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. Conta com piscina de rio, restaurante, redário, torre de observação no meio da floresta, restaurante com sabores típicos, além de museu sobre a Amazônia e energia solar.
Os três hotéis listados fazem parte do Amazonas Cluster de Turismo (ACT), uma aliança de pequenos e médios hotéis e pousadas, focada no turismo de floresta no Amazonas. O presidente do Cluster, Kleber Bechara, reforçou que a citação dos três eleitos da associação na lista da Exame, os posiciona como referência de qualidade, segurança e competência, além de demonstrar a força do setor hoteleiro do estado.
“Ficamos acima da média dos estados brasileiros com excelentes atrações naturais, operadores de passeios e meios de hospedagem. Temos aqui uma atividade econômica sustentável por excelência, com potencial de geração de empregos que evidencia as nossas belezas naturais e culturais”, pontuou Bechara.
De acordo com a Exame Casual, a lista dos 50 melhores hotéis do Brasil 2024 foi feita por júri composto por jornalistas, críticos e influenciadores do setor de turismo e estilo de vida. A lista completa pode ser conferida no site www.exame.com
Na tela do celular
Para melhor auxiliar os turistas, a Amazonastur disponibiliza a ferramenta tecnológica Amazonas To Go, por meio de chatbot, onde dá dicas sobre coisas para fazer, lugares para visitar, meios de hospedagens, agências de turismo, entre outros.
O Amazonas To Go está presente em 15 municípios amazonenses, entre eles Novo Airão, sendo possível acessar por telefone (92) 99356-8775 ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.
Foto: Divulgação/Amazonas Cluster de Turismo