Assembleia Legislativa promove curso sobre perícia contábil

Ministrado pelo auditor independente e consultor contábil, Francisco Lopes da Silva, teve início, na tarde desta segunda-feira (2), na Sala 3 da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o curso Perícia Contábil. Com 27 inscritos, o evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), se estenderá até a quarta-feira (4), com aulas no período das 14h às 17h.

Segundo o professor Francisco Lopes, o curso consiste na orientação para futura formação de peritos contábeis. “É uma abertura, uma vez que a preparação de um perito contábil exige uma carga horária de estudos mais completa para o aprimoramento do conhecimento específico”, ressaltou o instrutor, que é mestre em Economia e Contabilidade e, atualmente, cursa doutorado em Desenvolvimento Sustentável, na Universidade de Brasília (UnB).

Nos quatro dias de aulas, os alunos aprenderão a elaborar uma perícia contábil, analisando informações quanto ao seu objetivo e sua aplicação prática. Eles também terão a oportunidade de conhecer a legislação que rege a perícia contábil e de estudar sobre os cálculos trabalhistas e fiscais, demonstrações financeiras e escrituração de empresa, conforme informou Francisco Lopes.

De acordo com o professor, qualquer pessoa pode ser um perito, desde que tenha diploma de nível superior. “Porém, a parte específica da perícia contábil está sob a jurisdição do próprio contador, o profissional que tenha graduação na área de contabilidade e que tenha registro legal no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)”, esclareceu Lopes.

Pós-graduada em Controladoria e Gestão, a administradora de empresas Maria do Socorro de Souza Cavalcante comentou que decidiu fazer o curso para ampliar seu conhecimento e se reciclar, para voltar ao mercado de trabalho. “Eu tenho uma noção muito vaga de perícia, pois não aprofundei o tema na faculdade, e por isso estou aqui”, revelou a mulher, que está há dois anos fora do mercado de trabalho. O universitário José Orlando Santos Moraes disse que resolveu fazer o curso porque pensa em atuar no ramo. “Vim buscar o conhecimento para ter um know-how na área que eu quero trabalhar”, revelou.

Além do curso “Perícia Contábil”, também começou, nesta segunda-feira, na Aleam, o curso “Fotografia Básica”, ministrado por Joel Arthus, que vai até quarta-feira, na Sala 2, da Escola do Legislativo, das 14h às 17h. Já dentro do Ciclo de Palestras em Direitos Humanos, acontecerá, nesta terça-feira (3), a palestra “Inclusão dos Refugiados na Sociedade e no Sistema Jurídico”, com a professora Sandra Lineia Damasceno, no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, das 9h às 12h.