Comandante Dan afirma que combate às queimadas depende de ajuda externa

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) declarou durante a Sessão Ordinária, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quarta-feira (21/8), que o enfrentamento das emergências climáticas e ambientais enfrentadas pelo Amazonas dependem de ajuda externa.

Na opinião dele, as forças e recursos estaduais não são suficientes para fazer o correto enfrentamento do que chamou de “calamidade já em curso”. O parlamentar fez a afirmação, após chegar de uma viagem a 12 municípios das Calhas do Solimões e do Juruá.

“O Sul do Amazonas está pegando fogo, a situação é gravíssima. Há focos de incêndio no meio da floresta, onde não há grupamento humano. Sem ajuda externa de quem tenha capacidade técnica, não sairemos dessa tragédia. As queimadas promovem doença, comprometem a vida e o meio ambiente. Necessitamos do uso de novas tecnologias e novos métodos. O dano pode ser irreversível”, avaliou Dan, em pronunciamento, na tribuna do Poder Legislativo.

Ele se comprometeu em realizar todos os tipos de esforços possíveis para que essa ajuda venha e seja administrada de forma integrada. O Comandante enviará requerimentos indicativos ao Governo Federal, Estadual e as prefeituras.

“A seca severa já está acontecendo, favorecendo que as queimadas se alastrem. Precisamos acelerar a formação das brigadas de incêndio, institucionalizadas, por meio de uma lei de minha autoria, entretanto há prefeitos que estão resistindo em assinar o termo de cooperação para receber o equipamento e formar as brigadas”, disse o deputado.

O parlamentar se referiu à Lei n° 6.987/2024, que institui diretrizes de Prevenção, Pronta-Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes, e estabelece a criação das Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes e dá outras providências.

O deputado esclareceu que, concomitantemente à propositura da Lei, realizou uma ação coordenada com a bancada do Amazonas na Câmara Federal e garantiu R$ 20 milhões da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) para comprar viaturas de combate a incêndio. Os recursos já foram conveniados entre Senasp e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Foto: Assessoria de Comunicação