Estudantes do Ensino Fundamental ao Médio apresentaram os trabalhos na quadra da escola Tomaszinho Meirelles
A Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), recebeu, na quinta-feira (15/08), a etapa regional da 4ª Feira Amazonense de Matemática. O evento reuniu 18 escolas estaduais, sendo 17 de Parintins e uma de Boa Vista do Ramos, que fizeram a exposição de diferentes projetos com o tema ‘Matemática Aplicada e/ou Inter Relações com outras disciplinas’.
O município de Parintins foi escolhido para ser polo e receber alunos e professores das unidades de ensino de outros municípios para participarem da Feira, que é desenvolvida por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Os estudantes, do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, apresentaram os projetos na quadra da escola abordando diversos assuntos da Matemática. Os projetos foram desde estudos sobre geometria, circuitos e até o uso da matemática informal no contexto familiar.
Segundo a coordenadora Regional de Educação de Parintins (CRE-Parintins), Dilceane Bentes, a Feira de Matemática permitiu um espaço de aprendizagem e troca entre os diversos estudantes e os professores.
“Quando oportunizamos aos nossos estudantes a participação nesses espaços de trocas de experiências, vivências e saberes, estamos dando a eles a possibilidade do protagonismo estudantil no processo de aprendizagem e aos nossos professores a inovação curricular e ressignificação dos conhecimentos matemáticos”, disse a coordenadora.
Os projetos e as etapas
A Feira em Parintins faz parte da etapa de classificação regional. Finalizadas todas as exposições e avaliações durante as feiras, os trabalhos selecionados são expostos na etapa Estadual, que ocorre, no primeiro momento, de maneira remota. Os professores gravam seus alunos apresentando os projetos e eles são classificados, com menções e destaques.
Em seguida, os trabalhos com as melhores classificações têm a oportunidade de participar de uma exposição, durante a etapa Estadual, que ocorre em novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na zona Centro-Sul da capital, entre os dias 4 e 6 de novembro.
Segundo um dos professores idealizadores pertencente à Ufam, Francisco Eteval, os estudantes de Parintins se dedicaram bastante na produção dos projetos, para que possam levar para representar o município da melhor forma possível na última etapa.
“De cada município vão ser levados cerca de 10 trabalhos que vão representar o município de Parintins em Manaus. Esse quantitativo é de acordo com o nível, seja fundamental ou médio”, explicou o professor.
Fotos: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar