Capacitação ocorreu por meio da Operação Aceiro, que intensifica o combate aos incêndios no interior e prepara equipes de brigadas municipais
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu, na quarta-feira (14/08), o curso de Brigada de Incêndio Florestal em Manaquiri (a 60 quilômetros da capital). Ao todo, 50 moradores do município receberam, de 12 a 14 deste mês, treinamentos de prevenção e combate aos incêndios florestais e de atendimento pré-hospitalar (APH).
A capacitação tem como objetivo intensificar o trabalho operacional de combate aos incêndios. Os participantes foram habilitados para atuar na prevenção e combate aos focos de incêndios, manuseio de abafadores, bombas costais, mangueiras d’água, além de procedimentos de primeiros socorros.
“A brigada de um determinado lugar, é a primeira resposta ao incêndio. Efetuando o controle enquanto a viatura do Corpo de Bombeiros está em deslocamento até o local da ocorrência, por isso a nossa preocupação em habilitá-los da melhor maneira. Isso também garante a ampliação do trabalho de combate aos incêndios”, enfatizou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Gama.
Em Manaquiri, além do curso de brigada, os bombeiros da Operação Aceiro também já realizaram palestras em comunidades rurais do município e um simpósio sobre os combates às queimadas para aproximadamente 60 agentes de saúde.
Operação Aceiro 2024
No mês de junho deste ano, o Governo do Amazonas lançou, de forma antecipada, a Operação Aceiro 2024, intensificando o trabalho operacional com envio de viaturas, efetivo e equipamentos aos municípios do sul do Amazonas e da região metropolitana de Manaus com maiores índices de incêndio. Na missão, os bombeiros também realizam o trabalho de conscientização da população, por meio de palestras de combate a incêndio para os comunitários, além da formação de equipes de brigadas de incêndio florestal.
Fonte/Fotos: Divulgação/CBMAM