Evento é gratuito e será realizado no dia 30 de agosto, na Fazenda Aruanã, em Itacoatiara
Com objetivo de promover a cadeia produtiva da castanha do Brasil no estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, no dia 30 de agosto, o “Dia de Campo da Castanha”. As inscrições para o evento já estão abertas para produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados, por meio do link https://bitlybr.com/ZkK.
São esperados 100 participantes para a atividade, que será realizada na Fazenda Aruanã, localizada no Km 213, da rodovia AM-010, em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital).
“A atividade tem o intuito de difundir tecnologias e conhecimentos para a produção de mudas, plantio, produção de madeira, produção de frutos e serviços ambientais através do plantio de castanheiras no estado do Amazonas”, explica o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef/Idam), Luiz Rocha.
O Dia de Campo é uma realização do Idam, em parceria com a Fazenda Aruanã, o Instituto Excelsa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Prefeitura de Itacoatiara e Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea).
No local, serão montadas quatro estações, nas quais serão abordados os temas: projeto Excelsa e a Regularização Ambiental; banco de sementes, quebra de dormência e preparo do substrato; preparo de substrato, germinação, poda e repicagem; e tecnologias voltadas para plantio com foco em produção madeireira.
Fotos: Marfram Vieira/Idam