Escola do Legislativo certifica 964 alunos em agosto

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, certificou em agosto 964 alunos, em quinze cursos de capacitação, três cursos de informática e seis palestras. Um dos destaques do mês ficou por conta da qualificação “Mídias Sociais”, ministrada pelo cientista político Jack Serafim, que computou um total de 65 concluintes.

As estatísticas sobre as pessoas certificadas foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (30) pela Gerência de Treinamento da Escola do Legislativo. De acordo com os números anunciados, receberam o documento de conclusão das atividades educativas 321 participantes dos cursos de capacitação, 43 das modalidades de informática e 600 que se fizeram presentes nas palestras.

Dos 24 eventos promovidos pela Escola, o mais concorrido foi o 1º Colóquio Amazonense sobre Democracia Contemporânea, que teve como atração principal o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 181 inscritos, entre servidores da Aleam e público externo, receberão o certificado de participação com a comprovação de dez horas de atividades complementares.

À exceção do curso “Tecnologias e Inovações para a Melhor Idade”, cujo certificado foi entregue presencialmente, todos os outros serão enviados para o e-mail dos alunos, conforme informou o analista legislativo da Gerência de Treinamento, Carlos Alberto Pinto Monteiro.

A gerente Didático-Pedagógica da Escola do Legislativo, Paloma Chaves Cavalcante, avaliou que o mês de agosto foi bastante produtivo, com um significativo aumento da participação do servidor. “Nossas expectativas foram superadas”, afirmou a pedagoga. Ela fez um destaque especial ao curso de informática voltado ao público da melhor idade. “É um nicho que a gente vem abraçando, mostrando que a nossa preocupação não é somente com aquele servidor que está na ativa, mas com os inativos também”, ressaltou a educadora.

A professora aposentada Sandra Suely Santos de Mattos, de 66 anos, que concluiu o curso “Tecnologias e Inovações para Melhor Idade”, ministrado pelo professor George Schnnyder, revelou que voltar à sala de aula na condição de aluna foi uma oportunidade que a fez sentir-se bem. “É muito importante. Quem dera que outras pessoas pudessem ter essa oportunidade”, expressou Sandra, que já pleiteia junto à direção da Escola a realização de um curso de inglês básico para a terceira idade. “A maioria das palavrinhas no computador é em inglês, e eu não sei quase nada, por isso o meu pedido”, confessou.

Em setembro, a programação da Escola do Legislativo terá como umas de suas novidades os cursos de Libras Básico I, com o professor Marlisson Barral; e Política Pública na Segurança, com Denison Melo de Aguiar. Além disso, também terá o Workshop de Direitos do Consumidor, e o evento Diálogos sobre Compliance na Administração Pública.

 

Programação de 2 a 6 de setembro

 

Na primeira semana de setembro, os cursos programados são: Workshop de Liderança para Funcionários Públicos (dia 2), Fotografia Básica (dias 2 a 4) e Perícia Contábil (dias 2 a 4). Já no Programa Conhecendo o Legislativo participarão alunos da Escola Estadual Pedro Câmara – anexo (3), da Escola Municipal Etelvina Pereira Braga (3), da Escola Estadual Pedro Câmara – sede (4) e da Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes (4). Quanto ao Ciclo de Palestras em Direitos Humanos, teremos duas palestras: Inclusão dos Refugiados na Sociedade e no Sistema Jurídico (3) e Direitos dos Povos Indígenas e das Comunidades Tradicionais; População Quilombola (4).