Feira criativa, ballet clássico, sarau no hall, show e diversos espetáculos integram o Agendão Cultural deste fim de semana

De sexta a domingo (09 a 11/08), uma programação encantadora toma conta dos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

A programação do “Agendão Cultural”, deste fim de semana, conta com uma imersão completa na cultura e na arte. De sexta a domingo (09 a 11/08), uma variedade de eventos irá envolver o público nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta nesta sexta-feira (09/08), a partir das 18h30, a abertura do “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, que é composto por uma Mostra de Artes e um Seminário. Inicialmente, a mostra conta com a estreia de duas exposições: “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, com curadoria de Virna Lisi. E a exposição “9 encontros”, de Silvana Macêdo, com curadoria de Juliana Crispe, além de uma roda de conversa com a temática “Arte, Biologia e Saberes Ribeirinhos”. As exposições ficarão em exibição na Galeria do Largo até 1º de dezembro de 2024. Entrada gratuita.

Nesta sexta-feira (09/08), às 19h, o Teatro da Instalação recebe o espetáculo “Viper Paradise: O Amor É Tão Longe”. O espetáculo teatral é baseado na dramaturgia nomeada apenas “O amor é tão longe”, de Lenine Charles e Alexandre Gomes, vencedora do Concurso de Dramaturgia do XVII FTA – Festival de Teatro da Amazônia. A dramaturgia original retrata o encontro de duas mulheres trans em diferentes estágios da vida, bem como diferentes formas de pensar. Elas refletem sobre as diversas cicatrizes que carregam, cada uma a seu modo. Com isso, pretende-se questionar a solidão vivida pelos dois corpos presentes em cena, assim como a solidão vivida pelos corpos trans presentes no mundo. Com classificação livre e entrada franca.

O palco do Teatro Gebes Medeiros recebe nesta sexta-feira (09/08), às 20h, o espetáculo “A Volta do Boêmio”, em alusão ao Dia dos Pais. Baseado no show histórico da dupla Nelson Gonçalves e Raphael Rabello, Luso Neto e Beto Sete Cordas recriam o clima de nostalgia interpretando uma das vozes mais marcantes da música brasileira: Nelson Gonçalves. Classificação indicativa de 16 anos e os ingressos estão disponíveis no site www.shopingressos.com.br

De sexta-feira a domingo (09 a 11/08), seguindo a programação de 10 anos da Série Encontro das Águas, a Amazonas Filarmônica e o Ballet Álvaro Gonçalves apresentam o Balé Clássico “Cinderela” com música de Sergey Prokofiev, no palco do Teatro Amazonas. De sexta a sábado “Cinderela” inicia às 20h, somente no domingo começa às 19h. A apresentação compõe três atos, subdivididos em cinco cenas: “A Casa de Cinderela”, “A Transformação”, “O Baile”, “A Busca do Príncipe” e “O Reconhecimento”. A apresentação possui duas horas com 20 minutos de intervalo em todos os dias e conta com a regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões. Com classificação livre, os ingressos podem ser adquiridos por meio do site http://www.shopingressos.com.br

Mais atrações no sábado

Neste sábado (10/08), das 9h às 17h, acontece a “Feira Criativa de Art&Cultura”, nas dependências do Palacete Provincial. Objetivando promover o empreendedorismo por meio da economia criativa e contemplar a diversidade por meio de seus expositores. A primeira edição contará com atração cultural, um sorteio de brinde para o Dia dos Pais, além de uma exposição de carros antigos em parceria com o “Fusca Clube de Manaus”, das 9h às 12h, em frente ao Palacete, na Praça da Polícia. Com entrada gratuita.

Ainda neste sábado (10/08), o Teatro Amazonas realiza, às 16h, um “Sarau no Hall” em celebração antecipada ao Dia dos Pais. O evento, com a participação do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos do Amazonas, terá duração de 20 minutos e apresentará um repertório de composições internacionais e nacionais, incluindo obras de Mozart, Jhon Rutter, Andrey Snyder, Fábio Jr. entre outros. O evento é aberto ao público.

O Cineclube de Arte apresenta, neste sábado (10/08), das 18h às 21h, a sessão “Cinema Memória” com obras do cineasta Sérgio Cardoso, no palco do Cineteatro Guarany. Os filmes foram roteirizados e produzidos pelo diretor Sérgio Cardoso, a exibição conta com três documentários sobre três personalidades essenciais na animação, na vivificação da produção, da exibição e da animação do cinema na Amazônia nos anos 60,70,80 e 90. A sessão tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.

Neste sábado (10/08), no Teatro da Instalação, acontece a apresentação do espetáculo “Helena”, produzido pelo ateliê 23. O espetáculo inicia às 19h, e conta com uma apresentação que promete emocionar o público com a história de uma mulher que representa tantas outras do nosso Brasil. Com classificação indicativa a partir de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.shopingressos.com

O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (10/08), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.

Seguindo sua agenda de exibições, o Projeto Amazônia Cine Sol vai levar, neste sábado, (10/09) às crianças do Espectro Autista que participam dos atendimentos do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, localizado na rua 18, Nº 380, bairro Alvorada 2, a partir das 18h30, uma exibição de filmes, usando estratégias para uma interação respeitosa e agradável ao público especial participante. O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Endereços:

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro.
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
Centro de Artes Visuais Galeria do Largo (Largo de São Sebastião – Centro);
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro;
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)

Fotos: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Divulgação