Escola de Contas Públicas do TCE lança concurso para alunos da rede estadual de ensino

Iniciativa inédita é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino, podem participar do Concurso Soluções Sustentáveis na Amazônia. Idealizado pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), o concurso acontece pela primeira vez, em uma iniciativa para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP), que será realizada nos dias 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio do link https://bit.ly/inscriçãoCSS até o dia 23 de agosto. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e tem como objetivo fazer do espaço escolar uma referência de sensibilização e conscientização ambiental, além de reforçar a necessidade de debater temas presentes em nossa sociedade, que impactam direta ou indiretamente a vida de todos.

Segundo a assessora educacional do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), Camilla Souza, é importante que as escolas incentivem os alunos a participarem de um evento inédito e que possam adquirir essa conscientização sustentável, uma vez que o Norte vai receber um evento tão importante como a COP 2025.

“O objetivo é fazer com que nossos estudantes desenvolvam projetos de conscientização ambiental com as temáticas que estão sendo trabalhadas atualmente. Nossos alunos são o futuro, a participação deles é de extrema importância visto que eles vão levar as iniciativas”, disse Camila.

Sobre o concurso

O concurso será realizado em grupos, que deverão propor até cinco projetos, por unidade de ensino, de soluções sustentáveis sobre os temas: gestão da água, gestão de resíduos sólidos e mitigação de adaptação a mudanças climáticas.

As equipes devem ser formadas por até cinco estudantes e um professor coordenador. Os grupos podem ser mistos compostos por alunos de anos escolares diferentes, entretanto, cada professor coordenador pode liderar apenas um projeto.

Dividido nas etapas de seleção administrativa, seleção técnica e avaliação de soluções sustentáveis, os melhores projetos serão premiados. No primeiro lugar o professor coordenador e estudantes serão contemplados com notebooks; no segundo lugar, o professor coordenador e estudantes serão contemplados com tablets e, no terceiro lugar, o professor coordenador e estudantes serão contemplados com smartphones.

Para mais informações, como os critérios de avaliação e a documentação necessária para a inscrição, os candidatos devem acessar o link http://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/.

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar