A revista traz a história do programa, de professores e estudantes, e está disponível no site da Fapeam
A história do Programa Ciência na Escola (PCE) ao longo de duas décadas e as experiências de professores e estudantes estão registradas em edição especial da revista comemorativa do PCE 20 anos, lançada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Com o tema principal “A chama revolucionária da ciência na educação básica”, a revista, disponível também na versão digital, apresenta dados históricos relacionados ao programa, projetos desenvolvidos no estado e depoimentos de como o PCE tem transformado vidas e aberto possibilidades para futuras gerações de cientistas e pesquisadores no Amazonas.
O material também traz iniciativas do PCE no interior, que se destacam como inovadoras, confirmando como a ciência pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento regional. Na capital, a iniciação científica júnior tem levado alunos a competirem nacionalmente, demonstrando que a curiosidade e a inovação não têm limites, além do reconhecimento público a professores pela excelência e dedicação na transformação científica no Amazonas.
Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, a educação, em seus diversos níveis, é um instrumento transformador da sociedade, e enfatizou o PCE como um caminho profícuo ancorado em dois eixos principais e complementares: a iniciação na área da ciência, tecnologia e inovação, e a inclusão social.
“O PCE é revelador, porque o processo de ensino-aprendizagem pode ser motivador e contribuir decisivamente para a formação cidadã de crianças, jovens e adultos ainda na educação básica”, disse a diretora-presidente da Fapeam acrescentando que a iniciativa interliga áreas do conhecimento e amplia oportunidades, que impactam no futuro das pessoas.
PCE
Pioneiro no Brasil, o PCE é uma ação idealizada pela Fapeam com objetivo de apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus e Tefé.
Com os investimentos da atual gestão, desde 2019, o programa viabilizou mais de 17 mil bolsas para professores e estudantes. A iniciativa pioneira busca aproximar a ciência da educação básica, estimulando estudantes e professores a participarem de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas.
A Revista do PCE 20 anos pode ser conferida em: https://www.fapeam.am.gov.br/
Fotos: Mateus Santos/Fapeam