Cine Vagalume apresenta as Mostras Curiminzada e Parentada no auditório da UEA nesta terça-feira (16)

O Cineclube itinerante Cine Vagalume está com uma programação especial nesta semana, levando cinema e cultura amazônica para diferentes pontos da cidade.

A programação desta semana, tem início hoje, às 17h, no Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na avenida Djalma Batista, Chapada, Zona Centro-Sul.

No sábado, 20 de julho, as exibições acontecem em dois locais. Pela manhã, às 9h, a ONG Zero Lixo, ACMARR, sediará as mostras intituladas “Parentada e Curuminzada”, que contará com uma seleção de curtas-metragens infantis e adultos, todos com classificação etária livre. A exibição será na rua Jaguaruna, 20 – Novo Aleixo, Zona Leste.

À noite, às 19h, a programação segue para o local Xwê Ná Sin FIFÁ Templo Tambor de Mina Gegê Nagô, situado na Rua da Lagoa Grande, 19 – Cidade de Deus, Zona Leste.

A idealizadora e diretora do cineclube Lívia Prestes explica que o cineclube também tem a intenção de valorizar a nossa rica herança amazônica.

Seja com animação de ficção como no filme “Manú Sonha Com Onças” ou documentário Seiva Bruta que narra histórias de mulheres que habitam e resistem na região do Médio Juruá.

“O Cineclube Cine Vagalume tem como objetivo não só fomentar a prática do cineclubismo para facilitar o acesso à cultura, mas também promover a identificação pessoal e o reconhecimento dos valores amazônicos”, acrescenta.

As sessões são abertas ao público e gratuitas, convidando a comunidade a participar e prestigiar as obras cinematográficas produzidas aqui ou sobre a Amazônia.

O cineclube itinerante Cine Vagalume é uma iniciativa do audiovisual contemplada pelo edital cultural da Lei Paulo Gustavo 2023 na categoria de Cinema Itinerante e Cineclube.

Instituições sociais, escolas, espaços culturais entre outros que estiverem interessados em agendar uma exibição garantirem uma data para o Cine Vagalume podem entrar em contato pelo telefone (92) 99339-5551.

Mostra Curuminzada

1. O Curupira (11:21′) – Direção: Humberto Avelar, narração: Matheus Nachtergaele (Rio de Janeiro-RJ)

2. Pajerama (9:03′) – Roteiro e direção: Leonardo Cadaval (São Paulo-SP)

3. Caminho dos Gigantes (11:52′) – Texto e direção: Alois di Leo (São Paulo-SP)

4. A História do Grande Céu (9:10′) – Direção: Mathieu Navarro, Sylvain Noveau, Fraçois Pommier, Aurora Turbe, versão brasileira Bravo Estúdios (Paris-França)

5. MANÚ Sonha com Onças (5:30’) – Direção: Daniel Og (Rio Filmes e Ginja Filmes, 2023)

Mostra Parentada (Classificação Livre)

1. Mestres da Tradição na Terra do Guaraná (13:54′) – Direção: Ramom Morato (Maués-AM). Folguedos amazônicos: Tapiraiauára, a Cobra Grande, Boi Teimosinho e Gambá.

2. Seiva Bruta (16:24′) – Direção: Fernanda Preto (Médio Juruá). Histórias das mulheres que habitam e resistem na região do Médio Juruá.

3. Kamayurá (15:17′) – Trator Filmes, direção: Alex Miranda, com Anderson Silva no elenco.

4. O Monstro Khápty (05:36’)- Direção coletiva de indígenas do grupo Vídeo nas Aldeias (dublado).