Therezinha Ruiz propõe entrega da Medalha Ruy Araújo a Dom Sérgio Castriani

Em reconhecimento à missão sacerdotal de dom Sérgio Eduardo Castriani, dedicada às ações sociais de solidariedade às comunidades menos favorecidas no Estado do Amazonas, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) propõe a entrega da medalha Ruy Araujo ao arcebispo metropolitano de Manaus, por meio de Projeto de Resolução Legislativa (PRL), aprovado em Comissão Especial  e encaminhado para votação em plenário.

Natural da cidade de Regente Feijó, interior de São Paulo, Dom Sérgio Castriani é formado na Congregação do Espírito Santo. Empossado em 2013, ele é o sexto arcebispo da Igreja Católica de Manaus, gerenciando uma complexa estrutura que integra centenas de igrejas, pastorais sociais e unidades sócio-assistenciais.

“O Dom Sérgio é merecedor dessa honraria, pela longa caminhada missionária na Amazônia, difundindo a palavra de Jesus entre as comunidades interioranas, ensinando os valores cristãos do amor e do respeito á família, aos jovens e ás crianças”,  ressalta a deputada Therezinha.

Hoje, aos 65 anos, com a saúde debilitada pelo mal de Parkinson, Dom Sérgio Castriani teve que diminuir as atividades no arcebispado. Ao longo de sua vida, 42 anos foram dedicados ao trabalho de evangelização na Amazônia, dos quais, 14 anos atuou como bispo na Prelazia de Tefé, reunindo uma rica experiência no trabalho missionário junto às comunidades ribeirinhas e indígenas da região.