Situações de riscos em grandes eventos fizeram parte do conteúdo
Nesta segunda e terça-feira (17 e 18/06), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realiza instrução de nivelamento de conhecimento para os mais de 500 policiais militares que irão fortalecer o policiamento ostensivo durante o Festival de Parintins 2024, nos dias 28, 29 e 30 de junho, na ilha Tupinambarana (a 369 quilômetro de Manaus).
A capacitação ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), localizado na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital.
Segundo o tenente-coronel PM H. Freitas, comandante de Policiamento do Interior (CPI) e da Operação Parintins 2024, o objetivo do curso é nivelar informações, passar orientações de cunho geral de forma que a tropa esteja ciente da complexidade da missão e do papel de cada um para o bom funcionamento da Segurança Pública nos dias do festival.
“Os preparativos para o bom desempenho da operação Parintins já começaram há alguns meses. Agora, pessoalmente, estamos sanando as dúvidas, ouvindo as sugestões e pontuando questões operacionais que são aplicadas em casos de grandes eventos”, explicou o tenente-coronel.
Nos dois dias de curso serão abordados temas relacionados à legislação vigente, higiene e saúde, embarque e emprego da tropa, logística e situações de risco que podem ocorrer em casos de grandes eventos.
De acordo com o capitão PM, Luciano Marques, integrante do 1° Batalhão de Choque (BPChoque) que palestrou sobre Policiamento em Eventos, ocorrências em grandes eventos possuem pontos sensíveis por conta do grande fluxo de pessoas.
“Em grandes eventos nós precisamos levar em consideração o local, a estrutura, fluxo de entrada e saída de pessoas, para que caso aconteça alguma catástrofe ou ocorrência, a Polícia Militar possa se movimentar com mais eficiência dentro do local e direcionar o público para as saídas disponíveis”, pontuou.
Planejamento
No primeiro quadrimestre do ano, a PMAM realizou diversas reuniões de alinhamento para tratar sobre logística, além das operações e policiamento que serão implementados durante o 57º Festival de Parintins.
Na última semana de fevereiro, o chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, foi ao município de Parintins para iniciar os procedimentos operacionais de segurança que incluem estudo, planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades onde a corporação será empregada.
Fonte e Fotos: Divulgação/PMAM