A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, realizará a primeira edição de 2024 do programa “Doador Legal”, na próxima terça-feira (11/6). Neste dia, no horário das 8h às 17h, a Unidade Móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), conhecida como “Vampirão”, estará no estacionamento da Casa Legislativa.
A diretora Karla Stald explica que o programa “Doador Legal” existe desde 2014, e nasceu com o intuito de incentivar a doação de sangue e conscientizar os servidores e público em geral sobre a importância de ajudar na manutenção do estoque de sangue da FHemoam.
“Este ano completamos 10 anos do programa, com um número expressivo de doações pelos servidores”, destacou Stald, informando que na ação da próxima semana, o objetivo é coletar 200 bolsas de sangue, por isso a diretora pede a participação dos servidores da Aleam.
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos somente podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. Também é preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.
O evento será também uma forma do Parlamento Estadual celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.
“Quem doa sangue, doa vida, já que uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, afirma a diretora Karla Stald.
O processo, segundo Karla, leva cerca de 1 hora, com a triagem, que acontecerá no hall Francisco de Queiroz, com entrevista com os técnicos da FHemoam, e, caso o candidato seja considerado apto, é encaminhado para a coleta no “Vampirão”.
Foto: Alberto César Araújo