O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) lançou nesta segunda-feira, 27/05, o selo oficial do aniversário de 30 anos da instituição, que serão comemorados em agosto deste ano, com uma programação especial, que contará com homenagens, interação com a comunidade e uma interface cultural com uma apresentação do Balé Folclórico do Amazonas no Teatro Amazonas.
O lançamento do selo marcou o início oficial da programação de atividades e comemorações do jubileu de pérola do ILMD/Fiocruz Amazônia, destacando a importância da unidade no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias, bem como na formação de pessoas na região ao longo de três décadas.
O selo comemorativo foi apresentado pela diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, e é uma adaptação da logomarca do instituto, representando a sua expansão e a abertura de espaços para novas conquistas e parcerias.
“A marca traz as cores inspiradas na biodiversidade da Região Amazônica, presentes em todos os elementos e, junto com ela, o slogan ‘Produzindo Ciência, Promovendo Saúde’, que consubstancia a nossa missão e foi escolhido em um concurso interno, realizado pela instituição”, explica Stefanie Lopes, referindo-se à frase de autoria do biólogo Josinei Silva Nunes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação), da Fiocruz Amazônia, agraciado com um certificado durante o lançamento. O selo, concebido pela Polém Comunicação, estará presente em todas as peças e materiais gráficos produzidos pela Fiocruz Amazônia até o final do ano, junto com a nova marca da Fiocruz, lançada na última sexta-feira, 24/05, por ocasião do aniversário de 124 anos da fundação.
Segundo Stefanie, a Fiocruz Amazônia tem um papel importante na produção de conhecimento, novas tecnologias e inovação em saúde. “Também temos formado pessoas aptas a atuarem tanto no campo da pesquisa quanto na assistência e buscado empreender ações de popularização da ciência para os mais variados públicos. Tudo isso nos gratifica e queremos dividir esse momento comemorativo com todos os trabalhadores e trabalhadoras da instituição, com parceiros e com a população, de forma geral”, afirmou.
O intuito de criar uma campanha foi ressaltar a presença da Fiocruz Amazônia nesses 30 anos de atividades, com um selo comemorativo presente em todas as realizações da unidade a partir de agora até o final do ano.
“Teremos eventos importantes, como a Semana de Pós-Graduação, a 21a Reunião Anual de Iniciação Científica, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outros, com alta participação dos alunos, da pós-graduação aos da iniciação científica, que são uma fortaleza para nossa casa, cada dia está mais repleta de atividades, eventos e reuniões, depois de um início tímido de retorno de atividades presenciais no pós-pandemia, e agora indo de vento em popa, mostrando que estamos vivos, reverenciando o passado com os olhos voltados para o futuro”, observou a diretora.
Emocionado, o autor do slogan explicou que o desejo de estar na Fiocruz, cursando uma pós-graduação e o sonho de, no futuro, ser um profissional da pesquisa, o motivou a propor a frase “Produzindo Ciência, Promovendo Saúde”.
“Para mim, é o que a Fiocruz Amazônia sempre fez nesses 30 anos. É um prazer imensurável fazer parte deste momento, contribuindo com a frase, o que é de muita importância para minha vida como profissional e como acadêmico da instituição”, ressaltou Josinei. Stefanie Lopes destaca que o processo de escolha de frases foi bastante rico para os envolvidos no sentido de promover uma reflexão coletiva sobre o que é a Fiocruz Amazônia.
A solenidade de lançamento contou com a participação de servidores e colaboradores da instituição, que participaram do descerramento da placa em homenagem ao aniversário, na fachada da unidade. “Nossa existência trouxe um impacto muito grande para a região, uma quebra de paradigma e podemos hoje comprovar que precisamos estar aqui, dada a nossa importância para o Estado e para a região amazônica”, explica a diretora. Na placa, imagens de pesquisadores, eventos importantes e símbolos amazônicos se juntam para reverenciar os 30 anos do ILMD/Fiocruz Amazônia.
Stefanie ressalta também o caráter participativo na elaboração da programação, desde a realização do estudo que resultou na escolha do selo comemorativo, ao slogan e a definição de critérios para as homenagens nesses 30 anos.
Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do ILMD/Fiocruz Amazônia, que antecedeu o lançamento, os conselheiros aprovaram a proposta de criação de um comitê responsável pela definição dos critérios para escolha dos nomes dos homenageados nesses 30 anos. O comitê é formado por representantes das áreas de Gestão, Ensino e Pesquisa.
PROGRAMAÇÃO
Eventos científicos, culturais, de popularização da ciência e difusão do conhecimento científico e tecnológico marcarão as comemorações pelos 30 anos, durante três dias no mês de agosto, começando, no dia 17/08, um sábado, pelo evento Fiocruz Pra Você, de incentivo à vacinação, quando a Fiocruz Amazônia abrirá as portas para a comunidade em geral, com mostras científicas reunido os laboratórios da unidade, atividades lúdicas para crianças e a possibilidade de atualização da caderneta de vacinação com aplicação de diversos tipos de imunizantes.
No dia 19/08, data em que a Fiocruz Amazônia completa 30 anos, a programação será marcada por uma festividade solene juntamente com instituições parceiras, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, iniciando às 19h.
No dia 20/08, das 10h30 às 13h, uma Cessão de Tempo, em Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, fará homenagem especial aos que fazem a Fiocruz Amazônia, atendendo propositura da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa, deputada Mayara Pinheiro.
À noite, a partir das 19h30, a programação festiva será brindada com a apresentação do espetáculo Folguedos, do Balé Folclórico do Amazonas, no Teatro Amazonas. A Fiocruz Amazônia participará da apresentação, como convidada especial da Secretaria de Estado de Cultura. O espetáculo retrata as festividades dos antigos arraiais do Festival Folclórico do Amazonas.
Fonte e Fotos: Divulgação / Fiocruz Amazônia