Manaus Previdência forma auditores internos para averiguação de cumprimento de normas da ISO 9001

A Manaus Previdência, órgão da administração indireta da Prefeitura de Manaus, formará auditores internos para atuação na autarquia neste ano. O intuito é manter o alto padrão de boas práticas de gestão, certificada pela NBR-ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, e Pró-Gestão nível 4, que tornaram a autarquia modelo de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), reconhecida nacionalmente, sendo a única capital brasileira a estar nesse patamar de excelência.

A prova de conclusão do curso aconteceu nesta sexta-feira, 24/5, na sede da Manausprev, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, após 23 servidores participarem, durante cinco dias, das aulas ministradas pela engenheira de Segurança do Trabalho e auditora líder SGI, Joice Nogueira Paiva. A carga horária foi de 16 horas, com base nas normas da ISO 9001:2015 e ISO 19011:2018 (Diretrizes para auditoria de Sistema de Gestão).

Os auditores internos formados nesta turma vão atuar na verificação das conformidades do sistema de gestão adotado pela Manaus Previdência, de acordo com a ISO 9001:2015. Outra ação é identificar as não conformidades, para então, serem realizadas as ações corretivas apropriadas.

“O curso de auditores internos é fundamental para formar e manter o corpo de auditores da Manaus Previdência sempre atualizado. No segundo semestre, a autarquia passará por auditoria interna, além das externas, para manutenção das certificações ISO 9001:2015 e Pró-gestão nível 4, e esse curso de formação faz parte da preparação para essas ações”, aponta a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon.

Alguns assuntos abordados foram as diretrizes para a realização da auditoria, processo sistemático da auditoria, além de atividades sobre a rotina do auditor.

“O curso de auditor líder, representa muito mais do que formar alguém que realiza a auditoria. É formar a pessoa que busca incansavelmente a excelência em todos os processos de operação de uma instituição. Além disso, um auditor interno não apenas identifica problemas e deficiências, mas também oferece recomendações construtivas para melhorias”, explica a instrutora do curso, Joice Nogueira Paiva.

As auditorias internas acontecem na Manaus Previdência desde 2016, ano em que o órgão foi certificado com a NBR ISO 9001:2008, por atender aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade da época. Daí em diante, o cumprimento das normas e os processos avançaram a cada ano e a gestão atualmente possui o nível mais alto do Pró-Gestão que é o nível IV, além da certificação ISO 9001:2015.

Preparação

Como preparação aos estudos de auditor interno, os servidores participaram do curso de Leitura e Interpretação da Norma Brasileira ISO 9001:2015. A atividade aconteceu nos dias 29 e 30/4, e 2 e 3/5 com objetivo de capacitar os participantes com a interpretação adequada da terminologia e dos requisitos normativos, e ainda desenvolver habilidades para avaliação e aplicação desses requisitos.

— — —

Texto – Renata Felix / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência