A má fase do Flamengo continua. Apesar das mudanças de Zé Ricardo, o time carioca só empatou com o Avaí por 1 a 1 neste domingo, na Ressacada, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida ficou marcada por uma lambança do árbitro Paulo Vollkopff e por um golaço de bicicleta do centroavante rubro-negro.
O atacante Rômulo abriu o placar para os donos da casa, enquanto Leandro Damião empatou com uma verdadeira acrobacia. Os catarinenses tiveram um pênalti polêmico marcado no fim da partida, mas o juiz voltou atrás e anulou sua própria decisão.
Com o resultado, o Flamengo chega a sete pontos na competição e se mantém na 14ª posição. É o quarto empate da equipe em seis jogos. Por outro lado, o Avaí continua na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com cinco pontos somados.
Zé Ricardo promoveu mudanças no time titular. O criticado goleiro Alex Muralha ficou no banco e o jovem Thiago, das categorias de base, iniciou entre os titulares. Outro garoto a ganhar oportunidade de iniciar jogando foi o meia Vinícius Junior, já vendido ao Real Madrid. Além disso, Conca figurou entre os relacionados pela primeira vez.
O Flamengo foi melhor no início da primeira etapa. Diego organizava os ataques e as infiltrações de Everton e Vinícius Junior levavam perigo. A segunda metade, porém, apresentou uma melhora do Avaí, que equilibrou a posse de bola e apostou nas bolas paradas de Marquinhos.
Bicicleta e lambança
O primeiro tempo sem muitas chances deu lugar a uma etapa complementar movimentada. Vinícius Junior finalizou com perigo de fora da área logo no primeiro minuto. Mancuello, que entrou no lugar de Arão no intervalo, deu um peixinho que balançou o lado de fora da rede.
Foi o Avaí, entretanto, que abriu o placar. Aos 11 minutos, Willians deu lindo lançamento para Rômulo. O atacante correu nas costas da zaga e não teve dificuldades para tirar do goleiro Thiago.
Mas não houve tempo para comemorar. Quatro minutos depois, a defesa do Avaí não conseguiu cortar uma falta batida para dentro da área e Damião aproveitou. De bicicleta, o centroavante empatou a partida com um golaço.
Os visitantes pressionaram, mas tomaram mais um susto. Juan descolou outro lançamento nas costas da defesa. Diego Tavares invadiu a área, caiu ao receber contato de Everton e o árbitro Paulo Vollkopff marcou pênalti. O próprio Juan pegou a bola para bater, mas o juiz decidiu rever sua decisão e anular o pênalti.
A partida ficou parada por cerca de cinco minutos e gerou muita reclamação dos atletas do Avaí. Exaltado, Marquinhos fez gestos de que o árbitro estaria “roubando” e foi expulso – ele já havia sido substituído.
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h, quando estreia o estádio Ilha do Urubu diante da Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, às 19h30, o Avaí visita o Atlético-GO em confronto direto de times que lutam na parte inferior da tabela.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ-SC 1 X 1 FLAMENGO-RJ
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 11 de junho de 2017, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Renda: R$ 508.908,00
Público: 13.446 presentes (6.783 pagantes)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo (ambos de MS)
Cartões Amarelos: Pedro Castro, Juan (Avaí); Everton (Fla)
Cartão Vermelho: Marquinhos (Avaí)
Gols: AVAÍ: Romulo, aos 10 min do 2º tempo. FLAMENGO: Leandro Damião, aos 15 min do 2º tempo
AVAÍ: Kozlinski, Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson, Marquinhos (Pedro Castro) e Juan; Rômulo e Willians (Diego Tavares). Técnico: Claudinei Queiroz
FLAMENGO: Thiago, Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, William Arão (Mancuello), Diego; Everton, Vinícius Jr. (Felipe Vizeu) e Leandro Damião (Ederson). Técnico: Zé Ricardo
Fonte: ESPN