Quem chegar de bicicleta ao complexo mirante Lúcia Almeida, no Centro Histórico de Manaus, agora pode contar com um conjunto de paraciclos para fixar suas bikes e estacionar com segurança no local. No total, são 15 paraciclos disponíveis bem em frente à entrada do mirante.
É de fundamental importância que os estabelecimentos comerciais, institucionais e de serviços, possam também realizar a instalação de paraciclos, assim como foi feito no complexo, oferecendo conforto e segurança aos usuários em área pública.
“Como anunciado ainda durante a finalização da obra, concluímos a montagem do paraciclo após a inauguração, em área de fácil acesso, boa visibilidade e boa iluminação, e em conformidade com as instruções do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), sem interferir na circulação de modo geral”, explicou o gestor do espaço, César Freitas.
Horários
O mirante Lúcia Almeida, recém-inaugurado pela Prefeitura de Manaus dentro das obras do “Nosso Centro”, passou a ter um horário único de funcionamento para todas suas operações. A partir da portaria 080/2024, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), considerando a necessidade de ordenar a gestão do espaço público, definiu o horário de segunda-feira a domingo, de 7h à 0h.
Conforme o decreto, não será permitida a entrada de pessoas fora do horário estabelecido. Hoje, com oito operações comerciais em funcionamento, os permissionários poderão encerrar suas atividades internas até 1h30. O decreto também redefine que as manutenções necessárias durante a madrugada devem ser comunicadas previamente à gestão do mirante.
Considerando a grande procura pelo espaço e as diversas manifestações culturais e artísticas realizadas no ambiente, o decreto determina ainda que só será permitido o uso de música ao vivo no formato acústico, voz e violão, mediante autorização prévia da administração.
E quanto ao volume do som usado, tanto na versão ao vivo quanto nas gravadas, deverão permanecer em um nível acústico que atenda exclusivamente o espaço usado pelo permissionário, sem conflito ou perturbação com o som dos demais empreendimentos.
Ocupação
A prefeitura promove a ocupação não só artística, cultural e pública do mirante, mas também comercial, tendo licitado diversas operações para a diversificação do novo espaço. A base do “Nosso Centro” envolve ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com três etapas de implantação. A partir de concorrência pública, o mirante já conta com permissionários, empresários, empreendedores e comerciantes, que atuam em lojas, quiosques, lanches e restaurantes.
O largo
O largo de São Vicente tem mais de 3,5 mil metros quadrados, uma área construída do zero, com piso acessível e calçadas em pedra São Thomé. No largo ainda tem um espaço exclusivo para os animais de estimação, um playpet, em área sombreada e debaixo de árvores para momentos de lazer com seus donos e tutores.
E sem parar o trabalho, a prefeitura reabilitou o espaço antes ocioso, vazio, abandonado e até insalubre, dando uma nova visibilidade, função e vivacidade, construindo áreas públicas com acessibilidade e equipamentos urbanos únicos para Manaus.
Fonte: Implurb
Fotos: Clóvis Miranda / Semcom