A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 16/5, a “Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, em alusão ao “Maio Laranja”, mês de conscientização sobre o tema.
A concentração teve início às 7h30, em frente ao Centro Municipal de Ensino de Jovens e Adultos (Cemeja) Prof.º Samuel Isaac Benchimol, no bairro São José Operário, na zona Leste, de onde servidores da assistência social, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), conselheiros tutelares e alunos da rede municipal de ensino percorreram até um trecho da avenida Autaz Mirim.
Aproximadamente 500 pessoas participaram da caminhada, empunhando cartazes, estandartes e bradando alguns dos principais lemas da campanha, como “esquecer é permitir, lembrar é combater”.
“É inadmissível que ainda vejamos crianças e adolescentes tendo seus direitos violados e vidas sendo destruídas pelo abuso e pela exploração sexual. A atividade de hoje visa justamente trazer essa indignação e este debate para as ruas, convidando a população a também fazer sua parte na proteção desses jovens”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
Chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasc, Márcia Helena Braga ressaltou que esse engajamento de diferentes secretarias, entidades e órgãos da rede de proteção social é fundamental para os objetivos da campanha.
“Foram muitos os parceiros que abraçaram essa campanha, que se uniram a nós nesta caminhada e que vêm nos dando apoio em outras atividades do ‘Maio Laranja’. Quando nos unimos por uma causa como esta, damos um alerta para a sociedade, estamos dizendo que Manaus não tolerará crimes cometidos contra crianças e adolescentes, e é isso que queremos”, afirmou.
A sensibilização se mostra ainda mais necessária à medida que números divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que pais e conhecidos são os responsáveis por crimes de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos de idade em 68% dos casos ocorridos no Brasil, e que em 70,9% das vezes o crime ocorre dentro de casa.
O gestor da escola municipal Hiran de Lima Caminha, Laelson da Costa, frisou a importância da participação de seus alunos e de toda a rede municipal de ensino na campanha. Para ele, a educação é uma das principais armas de prevenção e combate ao abuso sexual.
“Quando engajamos nossos alunos em campanhas como essa, garantimos que essas crianças tenham acesso à informação, que tenham a devida orientação para conseguir identificar situações que possam colocar sua integridade em risco e que saibam a quem recorrer quando necessário. O papel da escola é esse e não podemos deixar de cumprí-lo”, pontuou.
A estudante Ana Júlia Ramos, de 14 anos, definiu sua experiência na caminhada como muito gratificante e destacou a importância do momento para ela e seus colegas de sala. “Foi muito legal participar da caminhada, até porque acho que todo mundo precisa realmente combater esses crimes, é uma questão de empatia e amor ao próximo”, concluiu.
‘Maio Laranja’
Alusivo ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, o “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.
A data relembra o caso da menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.
O cronograma de atividades especiais do município como parte da campanha continua neste sábado, 18/5, com uma grande ação de sensibilização que será realizada na feira da Manaus Moderna, no centro histórico da cidade, a partir das 8h.
Fonte: Semasc
Fotos: Diego Lima/Semasc e Valdo Leão/Semcom