As policiais militares femininas compartilham a dedicação de suas vidas ao serviço público e ao cuidado de suas famílias
Neste domingo, dia 12 de maio, em que se celebra o Dia das Mães, a data convida a refletir sobre o amor, a dedicação e o papel essencial das mães em nossas vidas. E entre as mulheres que desempenham múltiplos papéis, destacam-se as mães policiais militares da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que dedicam suas vidas ao serviço público e ao cuidado de suas famílias.
Entre essas mulheres corajosas, encontramos histórias de mães e filhas que compartilham não apenas os laços de sangue, mas também o compromisso e dedicação com a mesma instituição.
A psicóloga e capitão PM Daianne Veras, do Centro de Psicologia da PMAM, relata sobre a experiência de ter como filha a Rebeca Tavares, que integra o quadro de alunos soldados no Curso de Formação de Soldados (CFSD) da corporação. Para a capitão, ver sua filha em um ambiente de disciplina e respeito fortalece ainda mais os laços familiares e o senso de compromisso com a corporação.
A oficial conta que sempre sonhou em fazer parte da Polícia Militar do Amazonas e, ao entrar na corporação, almejava que suas filhas também fossem militares, apesar de ter havido certa resistência no início da ideia.
O cenário mudou diante dos conselhos determinados da policial militar feminina. E Rebeca topou prestar o concurso público na área e seguir os passos da mãe no caminho da Segurança Pública. Uma alegria indescritível e orgulho materno tomou conta da capitão, quando recebeu a notícia da aprovação da filha.
“Não imaginava que ela se identificaria tanto com o militarismo. Vê-la vibrando e entusiasmada com as instruções operacionais e animada quando adquiriu seus primeiros materiais de trabalho, me enche de orgulho e satisfação, pois sei que ela está numa das melhores instituições militares do Brasil. Da qual sou muito grata em fazer parte”, disse.
A oficial de saúde ainda completa sobre o seu sentimento de cumprir o dever de policial militar diariamente. “Sempre digo para ela, fazer o seu trabalho com excelência, honrar a farda que veste e respeitar todo cidadão, defender a sociedade, ser feliz e realizada com a profissão que ela escolheu”, finalizou.
E a cabo PM Simone Cristina, da Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM, relata com orgulho a relação única que possui com sua filha, a aluna soldado, Carla Alencar. Juntas, elas compartilham conquistas e constroem uma sólida parceria na Polícia Militar do Amazonas.
A aluna conta que a dinâmica do cotidiano familiar começa ao acordar e se dedicar, diariamente, pela instituição que escolheram trabalhar. Ela ainda revela que as roupas no varal viraram atração da família, porque são muitos uniformes juntos. Começou com o do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) V, usado pela filha que agora veste todos os dias o de aluna soldado; até o uniforme do dia da PMAM utilizado pela mãe.
Ela explica que o ato de conciliar o trabalho e a família é constante, pois tem diálogo, incluindo experiências e exemplos para futuras ocasiões. “Lembrando que não pode deixar de haver momentos de descontração, principalmente no núcleo familiar. São inúmeras histórias na hora das refeições, com muitas gargalhadas e momentos de reflexão também, sobre fatos sérios. No trabalho policial militar, eu procuro passar tudo de positivo, e mostrar os negativos que não devem ser seguidos”, disse a cabo.
O Dia das Mães é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o papel fundamental das mães policiais militares, que dedicam suas vidas ao serviço da comunidade e ao cuidado de seus filhos. São mulheres fortes, determinadas e comprometidas, que encontram equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a maternidade, deixando um legado de coragem e dedicação para as próximas gerações.
Fonte e Fotos: Divulgação/ PMAM