Dia Mundial da Criatividade em Manaus foi um grande sucesso com mais de 70 atividades gratuitas em oito locais diferentes
Durante três dias no último final de semana, Manaus foi uma das capitais mundiais da Economia Criativa, com a realização do World Creativity Day, o Dia Mundial da Criatividade, na capital amazonense. Nos dias 19, 20 e 21 de abril, oito locais diferentes foram anfitriões de diversas atividades ligadas ao universo da Economia Criativa, com grande adesão da população manauara.
Foram mais de 70 atividades inspiradoras gratuitas espalhadas pela cidade, idealizadas e executadas por mais de 50 inspiradores criativos, que participaram voluntariamente das atividades do World Creativity Day em Manaus, realizando palestras, workshops, oficinas, rodas de conversa, entre outras atividades que fizeram parte do maior festival colaborativo de criatividade do mundo em Manaus.
Empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, estabelecimentos de entretenimento, de educação e de serviços estão se mobilizando para receber a vasta programação do Dia Mundial da Criatividade, realizado em Manaus pela mantenedora Valendo Economia Criativa.
A organização para a execução de tantas atividades também contou com a participação de 130 voluntários, que se revezaram em atividades realizadas no Espaço Cultural Casarão de Ideias, Mercure Hotel Manaus, Senac Amazonas, Uninorte (Campus Djalma Batista), Abaré Central, eSpace Gamming & Escola Tech, Reciprolab Colaborativa e Anta.Gonista.
Beto Contartesi, líder do World Creativity Day em Manaus, lembra que, na atual conjuntura, Economia Criativa é assunto sério no Brasil e no mundo, para políticas públicas, para setores criativos e para a sociedade civil em geral.
“Manaus apresentou números espetaculares nesta primeira grande edição do WCD Manaus em 2024. Em todo Brasil, tivemos um recorde de voluntários, lideranças criativas, locais anfitriões das atividades, patrocinadores e participantes”, afirma Beto Contartesi.
Segundo ele, a tendência do setor é crescer cada vez mais no Amazonas. “Começou e não vai mais parar. Manaus não pode e não vai perder esse fluxo da história. Contamos com as pessoas de todo o Amazonas para esse desenvolvimento”, declara Contartesi.
‘Novos Criativos’
Proprietário do Centro Cultural Casarão de Ideias e um dos principais parceiros da Valendo Economia Criativa do Amazonas, mantenedora do WCD em Manaus, João Fernandes afirma que sempre acreditou na criatividade, desde que criou o Casarão de Ideias, há 14 anos, e que a participação no WCD é uma prova de que ele estava certo.
“Foi uma super participação da criatividade de Manaus no WCD. Durante os três dias, a cidade consumiu criatividade. Muito importante receber o evento. Muito importante se conectar com novos criativos”, diz João Fernandes.
As atividades envolveram áreas tão diversas como “Storytelling para o 1º Emprego”, na Uninorte; “Inspiração no Ecossistema das Comunidades Ribeirinhas”, por Ilson Rogério, no Abaré Central,; “Movimento Fashion Revolution” por Glícia Cáuper, no Abaré Central; “Oficina de Artesanato Indígena”, por Elizabete Gregorio de Souza, na Galeria Anta.Gonista; “FavelARTE”, por Fabrício Mendes, no Reciprolab; Posicionamento digital como Inspirador, por Leonardo Nunes, no Mercure Hotel, só para citar algumas das mais de 70 atividades.
A edição manauara do World Creativity Day cumpriu com a proposta de fomentar o ecossistema criativo da cidade, impulsionar o aprendizado e o empreendedorismo, e celebrar a potência da colaboração e cocriação em Manaus.