Também foi aprovada uma Carta de Intenções assinada por todos os gestores presentes com as pautas prioritárias do encontro
Nesta terça-feira (16/04), no segundo e último dia do 1° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura do Amazonas, promovido pelo Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas (Fescam), houve um grande momento de discussão entre os secretários para elaboração do Regimento Interno, Estatuto e a elaboração do Calendário de Programação, com reuniões e encontros agendados ao longo do ano, para acompanhamentos da criação dos Sistemas Municipais de Cultura, que serão implantados nos municípios onde ainda são inexistentes, e da execução da Política Nacional Aldir Blanc.
“Neste último dia tivemos uma discussão entre todos os secretários presentes e de forma online, para alinharmos o calendário do ano de 2024 e fazer um diagnóstico profundo, de como está a situação de cada secretaria e coordenação dos municípios no interior, com a intenção principal de criar os CPF,s de cultura dos municípios que ainda não foram implantados”, destacou Maick Soares, presidente do Fórum.
“A partir do nosso Regimento Interno, Estatuto e elaboração do nosso calendário, vamos avaliar quais serão as nossas próximas ações do Fórum, a comissão bipartirte entre o Governo do Estado e a representação dos municípios. Vamos alinhar as próximas ações do Fórum, pensando também na implantação dos Sistemas Municipais de Cultura dos municípios do interior” enfatizou Soares.
Na reunião foi aprovada a Carta de Intenções assinada por todos os gestores presentes com as pautas prioritárias do encontro, que posteriormente será entregue ao Governo do Estado, Prefeituras Municipais e Órgãos de Controle.
No encontro, o secretário de estado de Cultura e Economia Criativa, Marco Apolo Muniz, realizou uma palestra “Gestão Cultural para o interior”, onde apresentou os pontos focais, para o avanço das políticas públicas no interior e deu treinamento para os secretários, trazendo análises e diagnósticos da SEC para cada município. “Este Fórum é de extrema importância para a SEC, pois tivemos o contato direto com os secretários dos municípios que estiveram presentes, tirando dúvidas, e fiz a solicitação para a adesão dos municípios que ainda não fizeram o seu cadastro estadual, mapeamentos dos seus artistas e também o seu calendário oficial de festejos” , ressaltou Muniz.
A superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Amazonas, Beatriz Calheiro, realizou a Palestra “O que é o Patrimônio Cultural Brasileiro e oTrabalho do Iphan no Amazonas” e falou sobre a importância do mapeamento do patrimônio histórico e restauração, principalmente nos centros históricos dos municípios. “Os municípios do Amazonas são muito ricos em acervos históricos e muitos deles ainda não tem esse mapeamento do seu patrimônio, tem sítios arqueológicos que ainda não estão cadastrados no IPhan/AM. Então esse papo direto com os secretários do interior, foi muito importante, para sabermos a realidade dos municípios e como podemos auxiliá-los nas regularizações dos museus, acervos de cada um deles”, enfatizou Calheiros.
O secretário executivo da SEC Carlos Bonates, deu uma palestra para os secretários presentes “Sistema Estadual e Sistema Municipais de Cultural”, dando um norte para os secretários presentes, principalmente sobre a implantação do CPF da cultura nos municípios . “Alguns municípios ainda não têm os seus CPFs (Conselho Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura) criados e implantados, tiramos as dúvidas, para a conclusão deste processo, onde o Plano tem que ser finalizado até 11 de julho, determinado pelo Minc”, ressaltou Bonates.
Segundo encontro– O Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas tem previsão para realizar o seu segundo encontro, no 2°semestre de 2024, antes das eleições, sendo os encontros estabelecidos por calhas de rios para melhor proximidade e acompanhamento.