Vacinação contra o HPV nas escolas é destaque na Sessão Ordinária da Aleam, desta quinta-feira

A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) nas escolas do Amazonas foi um dos principais destaques abordados pelos deputados estaduais, na Sessão Plenária, desta quinta-feira (4/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os parlamentares também citaram casos de violência contra a mulher e a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa.

O deputado Delegado Péricles (PL) informou sobre a reunião técnica, que aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), na quarta-feira (3/4), com a presença da secretária da pasta, Nayara Maksoud, quando foi discutida a vacinação contra o HPV nas escolas, o que proporcionará redução no número de casos de câncer de colo de útero, no Amazonas.

“O Amazonas é líder em casos de câncer de colo de útero e de mortes em decorrência dessa doença, que é totalmente evitável. Existem muitas formas de evitar essa doença e a principal delas é a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos”, explicou.

O deputado enfatizou, ainda, que os pais precisam levar os filhos às unidades de saúde para que sejam vacinados e que também é imprescindível que haja vacinação nas escolas.

Violência

“Mais uma mulher estuprada dentro de casa. Não importa se estamos na rua, na igreja ou em casa. Não importa a idade, se é uma idosa ou criança, as mulheres continuam sendo vítimas de todo tipo de violência”, lamentou a deputada Alessandra Campelo (Podemos), em seu pronunciamento, no plenário Ruy Araújo.

A parlamentar afirmou que a Procuradoria da Mulher na Aleam, a qual é presidente, está acompanhando as situações. “Precisamos nos indignar e dar publicidade. Enquanto isso estiver ocorrendo, vamos falar”, enfatizou, citando o caso de violência contra a professora Eliane Félix de Lima Barbosa, de 51 anos, estuprada e morta por um criminoso, na última terça-feira (2/4), no Careiro Castanho (distante 86 quilômetros de Manaus).

Aniversário

A data de fundação da Polícia Militar do Amazonas foi celebrada pelo deputado Comandante Dan (Podemos), nesta quarta-feira (4).

“São 187 anos de história em que a Polícia Militar vem cumprindo seu papel de promover segurança aos amazonenses, mesmo com o sacrifício da própria vida dos policiais”, disse. Porém, lamentou que ao PM estão há quatro anos sem reposição salarial e sem reajuste da data-base.

Febre aftosa

No seu discurso, o deputado Sinésio Campos (PT) destacou a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que iniciou a última etapa nos municípios amazonenses de Tapauá (distante a 767 quilômetros de Manaus), Presidente Figueiredo (120 quilômetros), Barcelos (405 quilômetros) Carauari (790 quilômetros), Juruá (672 quilômetros), Novo Airão (193 quilômetros), São Gabriel da Cachoeira (850 quilômetros) e Santa Izabel do rio Negro ( 781 quilômetros).

“A vacinação irá até o dia 15 de maio, já tendo vacinado o rebanho em 41 municípios. É preciso dizer que o Amazonas não está livre da febre aftosa, por isso a importância da vacinação do gado, para que possamos comer uma carne saudável e dar o título ao Amazonas de estado livre da febre aftosa”, informou.

Pelci

O lançamento do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (+ Pelci) no Campo do Areal, na zona Leste de Manaus, foi repercutido pelo deputado João Luiz (Republicanos), no seu pronunciamento, no plenário da Aleam.

“Esse lançamento fortalece essa política pública tão importante para nossa capital e para a população do interior, contribuindo com educação, saúde, tirando os jovens do sedentarismo e incluindo através do esporte”, comemorou.

Foto: Danilo Mello