A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na manhã desta quarta-feira (07/06) mais um mutirão de atendimento no flutuante da Feira da Panair, no bairro Educandos (zona Sul). A ação é executada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Thedomiro Garrido e Megumo Kado, tendo como público alvo taxistas fluviais, trabalhadores e frequentadores da feira.
O mutirão ofereceu serviços como atendimento médico com clínico geral, vacinação, coleta de material para exame de tuberculose, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de material para exame laboratorial com hemograma completo e glicemia, orientação educativa em Saúde Bucal e distribuição de kit odontológico (creme dental, escova e fio dental).
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a ação representa uma das estratégias da Prefeitura de Manaus para aproximar os serviços da rede municipal da população e que são desenvolvidas em todos os Distritos de Saúde de Manaus (Sul, Leste, Oeste, Norte e Rural).
“São ações importantes por atender uma população que, por um motivo ou outro, não busca atendimento dentro da Unidade de Saúde. Levar a ação de saúde para dentro da comunidade é uma forma de fortalecer a parceria com a população e divulgar os serviços existentes”, reforça a subsecretária de Gestão em Saúde, em exercício, Aldeniza Souza, lembrando que um dos focos é a busca ativa de casos de doenças infectocontagiosas como a tuberculose.
De acordo com a diretora da UBS Theodomiro Garrido, enfermeira Kellen Dias da Silva, a área da Feira da Panair e do flutuante tem grande circulação de pessoas, não somente de moradores do bairro Educandos, mas também daquelas que moram e trabalham nos barcos ancorados ou que chegam de municípios vizinhos.
“A oferta de serviços fora da UBS é uma forma de facilitar e ampliar o acesso dessa população”, destaca Kellen Dias.
Para a gerente do Distrito de Saúde Sul, Oriana Nascimento, a programação organizada também é uma forma de levar para a população as ações de Educação em Saúde, que buscam a prevenção de doenças. “É uma oportunidade de reforçar junto à população a necessidade do acompanhamento em saúde para a prevenção e controle de doenças, principalmente aquelas que podem ser evitadas com a realização de exames periódicos ou mesmo com a imunização contra doenças como a gripe”, informa Oriana Nascimento.
Um dos beneficiados com a ação foi o feirante Júlio Lima, presidente da Associação dos Feirantes da Panair, que aproveitou para fazer o exame de sangue, de glicemia, os testes rápidos e a coleta de material para o exame de escarro. “São serviços importantes para quem frequenta a feira e utiliza o flutuante, não precisando ter que se deslocar até uma UBS onde o tempo de espera pode ser maior”, afirma Júlio Lima, informando que a associação de feirantes tem 856 associados.
Fonte: Prefeitura de Manaus