Polícia Militar do Amazonas prende dupla por crime ambiental no ramal do Brasileirinho

Homens transportavam dois pássaros sem documentação necessária

‌A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu dois homens, de 35 e 50 anos, por crime ambiental, na manhã de domingo (31/03), no ramal do Brasileirinho, zona leste de Manaus.

A equipe do Batalhão Ambiental visualizou dois homens em um carro Fiat cinza, com duas gaiolas de pássaros, cada uma com um pássaro da espécie curió.

Na abordagem, eles foram questionados pelos policiais militares sobre a documentação necessária para posse das aves, mas informaram que não possuíam tal documentação, o que caracteriza crime ambiental. A dupla foi conduzida ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Crime ambiental

O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta a população que a criação de passeriforme requer obrigatoriedade de se adequar à legislação vigente e que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestres, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime previsto no artigo 29 da Lei 9065/98, de crime contra o meio ambiente.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Fonte e Fotos: Divulgação/PMAM