Chamando a atenção para a prevenção e enfrentamento do câncer do colo do útero, equipes de saúde da Prefeitura de Manaus promoveram, na manhã desta quarta-feira, 20/3, um “apitaço” na bola do Produtor, na avenida Autaz Mirim, situada nas proximidades do bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A ação de sensibilização integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dentro da campanha “Março Lilás”.
As equipes dos Distritos de Saúde Norte e Leste e da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa Manaus, exibiram faixas e estandartes nos semáforos e entregaram panfletos informativos sobre o câncer do colo uterino a motoristas e pedestres. A atividade teve ainda a participação de alunos e docentes da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade do Estado do Amazonas (Laism/UEA), parceira da iniciativa.
A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Vera Hoshiba, destaca que a mobilização na rotatória da Feira do Produtor busca mobilizar a população em torno do enfrentamento do câncer do colo uterino, tumor maligno de maior incidência entre o público feminino.
“Durante o ‘Março Lilás’ são intensificados os serviços de prevenção do câncer uterino, que são ofertados durante o ano todo na rede básica de saúde. Neste mês, ocorre um reforço desses cuidados e o chamado à população, em ações de sensibilização como a de hoje”, resume a servidora.
Vera ressalta que as ações da campanha buscam também estimular o cuidado em saúde entre as mulheres, reiterando a importância da adesão desse público aos serviços de rastreio e diagnóstico precoce. Entre eles, ela cita a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e o exame citopatológico, ou preventivo, recomendado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.
“O câncer uterino é prevenível, sendo que o preventivo detecta lesões precursoras antes do desenvolvimento da doença. As ações do ‘Março Lilás’ são essenciais para chamar a atenção das mulheres para que façam seus exames regularmente e evitem um câncer mais à frente”, relata.
A professora da UEA e coordenadora da Laism, Maria Prata, aponta que muitas mulheres buscam a assistência básica para os familiares e deixam de lado a própria saúde. Ela enfatiza, nesse sentido, a importância das ações de sensibilização do público feminino, como o apitaço desta quarta-feira, inclusive para os profissionais de saúde hoje em formação.
“Desde cedo buscamos conscientizar nossos alunos para que tenham compromisso com a qualidade do serviço de atenção à saúde da mulher. Enquanto universidade educadora, que tem o dever de prestar serviços à sociedade, essa ação é nossa contribuição para o incentivo à prevenção do câncer do colo do útero”, afirma.
A estudante do curso de Enfermagem da UEA, Ádria Santiago, que participou do apitaço, destaca a importância de estimular a adesão ao rastreio entre toda a população elegível. “Tanto para mulheres cis como para homens trans, é sempre importante fazer o preventivo”, pontua.
A autônoma Rosa Melo, que acompanhou a mobilização da Semsa na bola do Produtor, ressaltou o papel importante da prevenção entre o público feminino. “Todas as mulheres têm de cuidar da saúde e se prevenir, pois quando se descobre o câncer muito tarde, não tem mais jeito. Temos de fazer sempre o preventivo para descobrir desde cedo, fazer tudo para ter mais saúde”.
Campanha
Ao longo deste mês, a Semsa Manaus vem intensificando a oferta dos serviços de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo uterino em todas as unidades da rede municipal, além da busca ativa de usuárias em falta no acompanhamento de saúde ou elegíveis para rastreio.
As equipes de saúde vêm ainda promovendo palestras e rodas de conversa com os usuários, entre outras ações de sensibilização e educação em saúde, nas salas de espera, recepções e consultórios, dando destaque à temática do “Março Lilás”.
A programação inclui ainda o “Dia D do Março Lilás”, com ações de saúde nas Unidades Saúde na Hora e nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, gerenciadas pela Semsa, nos sábados de março. A programação, que já passou pelos Distritos de Saúde Leste e Norte, vai mobilizar as unidades de saúde dos distritos Oeste e Sul, no próximo dia 23.
Fonte: Semsa
Fotos: Artur Barbosa / Semsa