A atividade científica, fomentada pela Fapeam, ocorre de 27 a 29 de fevereiro
Inicia na terça-feira (27/02), o “Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia”, das 9h às 18h. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue até quinta-feira (2902) no Setor Sul do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado no Coroado I.
Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023 da Fapeam, o encontro visa promover um espaço para intercâmbio entre estudantes e pesquisadores, além da divulgação científica de pesquisas relacionadas a Amazônia em nível nacional com pesquisadores que dialogam com as temáticas referentes a Psicologia, Educação, Direitos Humanos e interseccionalidades.
A coordenadora do evento e doutora em psicologia, Iolete Ribeiro da Silva, da Ufam, afirma que a expectativa é que os debates contemplem as especificidades dos povos amazônicos e os desafios para a promoção de direitos humanos, a partir da educação e da psicologia como campos de atuação profissional e produção de conhecimento científico.
“Destaco alguns dos temas que serão discutidos – a psicologia e os grandes projetos na Amazônia, protagonismo dos movimentos sociais, processos formativos e o enfrentamento a violência, e racismo dentre outros, numa perspectiva interdisciplinar, interseccional e decolonial”, disse.
A programação conta com duas conferencias, três mesas-redondas, dez grupos de trabalho, seis minicursos, lançamento de documentário com resultados de pesquisa, lançamento da campanha de direitos humanos, intitulada “Descolonizar corpos e territórios: desconstruindo resistências brasis”, lançamento de dez livros e uma programação cultural. Mais informações sobre o encontro no link a seguir: https://www.even3.com.br/iedhamazonia/
O evento é destinado a psicólogos, profissionais de educação, advogados e áreas afins, estudantes e integrantes de movimentos sociais. A estimativa é de 300 participantes no evento.
No segundo dia, haverá ainda o lançamento de livros, da campanha de direitos humanos do Conselho Federal de Psicologia e um sarau à noite. As atividades do evento ocorrem nos auditórios Eulálio Chaves, Sumaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam) e Katia Lenz, da Faculdade de Psicologia (Fapsi), além das salas de aula da Fapsi.
Apoio da Fapeam
“O apoio da Fapeam foi primordial para viabilizar a participação de pesquisadoras (es) e profissionais do interior do Amazonas e de outros estados, como Pará, Roraima, Rondônia, São Paulo e Brasília. Esse encontro permite firmar no cenário nacional a nossa voz e produção científica amazônida, combatendo desigualdades regionais e abrindo espaço para fortalecimento de redes de cooperação científica”, enfatizou Iolete.
PAREV
O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Fotos: Acervo da coordenadora do evento, Iolete Ribeiro da Silva