A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta a população de Manaus sobre os perigos da utilização de pomadas para modelar, fixar e trançar o cabelo, depois que reações adversas envolvendo o produto foram registradas em outros estados brasileiros no fim do ano passado.
“Embora não tenhamos recebido notificações relacionadas a pomadas modeladoras nesse período, a Prefeitura de Manaus acompanha atentamente a situação, a fim de evitar que os cidadãos sejam expostos a riscos decorrentes da utilização desses produtos”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
Para ajudar no trabalho de prevenção, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou em seu portal uma lista com todas as pomadas modeladoras aprovadas para consumo e utilização. “É muito importante que tanto o público consumidor quanto os profissionais de estética, confiram se aquela pomada está na lista, porque produtos sem registro ou que tiveram a comercialização proibida podem ocasionar diversas complicações de saúde”, alerta o diretor.
Entre as reações registradas nas ocorrências recentes, estão irritação nos olhos, alergia, queimação ocular e até cegueira temporária. Um número significativo de casos foi considerado grave, demandando assistência médica imediata para evitar mais lesões.
Operação “Cabelo Seguro”
Não é a primeira vez que as pomadas modeladoras para o cabelo requerem atenção especial devido a reações adversas. Em fevereiro de 2023, a Visa Manaus realizou a operação “Cabelo Seguro”, que fiscalizou o comércio e o uso das pomadas na capital amazonense, após a Anvisa determinar temporariamente a suspensão do produto em todo o país.
Nos meses seguintes, a Agência conduziu investigações em todas as marcas disponíveis no mercado, a fim de determinar quais delas estariam aptas para o consumo. Novos produtos em condições irregulares, porém podem eventualmente chegar às lojas de cosméticos e salões de beleza, exigindo atenção especial do público e dos profissionais.
Recomendações da Anvisa
Consumidor
– Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.
– Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre se lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
– Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.
– Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
– Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://bit.ly/48pwWZO
ou pelo e_Notvisa https://bit.ly/4aMSBwI
Profissionais, salões e comércio em geral
– Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.
– O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
– Comercialize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.
– Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
Confira a lista das pomadas autorizadas pela Anvisa em https://bit.ly/3vptwHX
Para mais informações, acesse o portal da Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa