A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza mais uma obra no bairro Japiim, zona Sul da cidade. Nesta sexta-feira, 5/1, as equipes trabalham na recuperação de uma rede de drenagem profunda e na ampliação da galeria subterrânea na rua Waldomiro Lustosa, no conjunto 31 de Março, bairro Japiim 2.
Há sete anos, os moradores convivem com o retorno do fluxo de água para dentro das residências, desde que uma escola foi construída na área e interligou a sua tubulação à galeria de águas pluviais da prefeitura.
De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, os trabalhos são intensificados para tranquilizar a comunidade.
“O trabalho é delicado e exigiu um estudo minucioso para resolver definitivamente os problemas dos moradores que, ao longo de sete anos, amargaram muitos prejuízos. Estamos recuperando a antiga rede de drenagem danificada pela tubulação que foi construída e interligada na galeria da prefeitura e vamos ampliar a rede de drenagem com a implantação de mais uma linha de drenagem profunda, que fará o escoamento adequado das águas pluviais, solucionando definitivamente o problema dos moradores, como determina o prefeito David Almeida e o secretário Renato Junior”, explica Aragão.
As novas manilhas em concreto e ferro estão sendo implantadas para garantir a total recuperação da rede e, logo após, os serviços de implantação da tubulação, com assentamento e anelamento das manilhas, toda a área atingida será aterrada. Simultaneamente, os serviços de implantação da nova linha de drenagem seguem em execução para as equipes finalizarem os trabalhos na via, com a implantação do asfalto.
Para o professor Augusto César de Oliveira, morador da área há 50 anos, os prejuízos foram muitos, mas o alívio chega com a atual gestão da prefeitura.
“Moro aqui desde o início do conjunto e, há anos, eu e meus vizinhos sofremos com esse problema. A rede de drenagem original captava a água sem problema, mas há sete anos fizeram uma interligação da tubulação da escola e desde então a água não fluía mais e retornava para as nossas casas, alagando. Tivemos muitos prejuízos. Perdi uns três móveis da sala e dois sofás. O transtorno era horrível e ninguém resolvia, era só maquiagem”, disse.
Augusto César agradeceu ainda a atual gestão municipal por tratar o problema com seriedade. “A equipe técnica veio aqui, realizou um estudo sério e o trabalho está sendo realizado para podermos voltar a viver tranquilos nas nossas casas. Só tenho a agradecer ao prefeito e a toda equipe que está empenhada em nos ajudar”.
A Seminf todos os dias implanta dezenas de novas redes de drenagens profundas, com tubulações em concreto e ferro. Os trabalhos são realizados em todas as zonas da cidade, facilitando o escoamento de águas pluviais, evitando transtornos à população e melhorando a durabilidade do pavimento.
A Prefeitura de Manaus conta sempre com a ajuda dos moradores em toda a cidade para identificar as áreas mais afetadas, para que as obras sejam realizadas de forma emergencial e célere.
Fonte: Seminf
Fotos: Márcio Melo / Seminf