Expomulher destaca programação cultural e oficina de empreendedorismo, no Palacete Provincial

O evento está na sua 11ª edição e segue até este sábado (02/12) com diversas atrações e sarau em homenagem do Dia do Samba

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino e a economia criativa, a Expomulher traz uma programação com atividades culturais e workshops. Neste sábado (02/12), das 9h às 16h30, acontece o segundo e último dia do evento no Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus. A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Entrada gratuita.

Em sua 11ª edição, a Expomulher já beneficiou mais de 500 empreendedoras em Manaus e, desta vez, conta com 60 expositoras. Participando pela primeira vez, a artesã Lenne Martins comemora a estreia no evento, que conheceu por meio das redes sociais.

“Sou empreendedora há três anos, venho nesse ramo de biojoias e confecciono todos os tipos de bijuterias. Eu gostei muito de estar aqui na Expomulher. Está sendo bem agradável e as vendas estão sendo ótimas”, conta Lenne.

De acordo com o gerente de programação do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pedro Afonso, a feira oportuniza o fortalecimento da economia criativa e vem incentivando cada vez mais mulheres a ingressarem no universo do empreendedorismo.

“Aqui, as empreendedoras têm a oportunidade de trazer seus produtos e consolidar seus negócios, colaborando com o consumo consciente e sustentável, além de ser um meio de divulgação para os seus trabalhos. É uma iniciativa muito importante”, ressalta Pedro.

Oficinas de empreendedorismo

No primeiro dia de evento, sexta-feira (1º/12), Pedro Afonso ministrou a oficina “Como utilizar os aplicativos Instagram e Canva para divulgar o seu negócio”. Segundo o gerente, a oficina buscou ajudar e capacitar aquelas empreendedoras que não tem afinidade com a tecnologia, dando autonomia e contribuindo com a divulgação dos trabalhos.

Veterana na programação, a artesã Sara dos Santos celebrou a iniciativa. “Eu tenho muita dificuldade com as redes sociais e a oficina foi muito boa porque abriu um leque para a gente poder trabalhar melhor. O nosso cliente tem que saber sobre o produto que nós vendemos. Eu trabalho com laços infantis, então a Expomulher tem me ajudado muito porque aqui é um espaço muito bom. Sempre que tem, faço questão de participar”, conclui a expositora.

Programação
9h – Abertura;

9h30 – “Aula de Ritmos” com o Professor Farinha;

12h30 – Oficina “Conversa na Cozinha com Pirarucu”, com a Profa. Dra. Cláudia Menezes, do Tempero Turístico (projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas – UEA);

14h30 – Sarau em homenagem ao Dia do Samba com o grupo ‘Pão Torrado’;

16h30 – Encerramento com sorteio de brindes.

Fotos: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa