A Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta quinta-feira, 23/11, o 5º Festival de Interpretação Musical “Vozes que Encantam”, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação deste ano abordou o tema “Musicalidade, Educação e Diversidade Cultural” e aconteceu na quadra poliesportiva da escola municipal Marly Barbosa Garganta, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.
O festival tem a finalidade de incentivar a leitura, a escrita e a cultura, por meio das interpretações de músicas por parte dos alunos, que expressem e exponham uma ação educativa, disseminando possibilidades, de forma igualitária, para o desenvolvimento intelectual em um ambiente escolar prazeroso, lúdico e agradável.
“Buscamos no festival de interpretação musical, na EJA, promover o fortalecimento da permanência com sucesso dos estudantes, viabilizando formas e metodologias atrativas, para que os mesmos consigam enxergar seus talentos adormecidos, compreendendo a partir da musicalidade a diversidade cultural, como possibilidades, caminhos, alternativas, princípios e recursos para um saber amplo que ofereça caminhos significativos para a sua formação”, explicou a coordenadora do evento e da EJA na DDZ Norte, Adria Nascimento.
O primeiro festival ocorreu, em 2018, também na escola Marly Garganta. Em 2022, a 4ª Edição do Festival de Interpretação Musical ocorreu em novembro, com o tema “No compasso da música a EJA faz uma grande apresentação de talentos”. O festival de 2023 contou com a participação do cantor Carlos Batata, que abrilhantou o evento cantando músicas do seu repertório. Além disso, a ação contou com a participação de produtores, cantores e pessoas envolvidas com a música local.
O festival inicia com as seletivas, que acontecem nas cinco escolas que trabalham com a EJA, na DDZ Norte. Essas etapas foram realizadas uma vez por mês, a critério das escolas, com os alunos do 1º e 2º segmentos da EJA. Cada escola levou dois alunos, que interpretaram uma música gospel e outra secular.
Umas das intérpretes, a aluna Gabriela Cardoso, do 8º ano da escola municipal Marly Barbosa Garganta, estava apreensiva, mas, ao mesmo tempo, feliz com a experiência de cantar em público.
“Estou bem nervosa, mas empolgada em poder demonstrar um pouquinho do meu talento”, disse Gabriela, que interpretou a canção “Fidelidade”, da cantora Danielle Cristina.
Outro participante da ação foi o aluno com deficiência visual, Mateus Bezerra, de 20 anos, do 8° ano do ensino fundamental, na escola municipal Sara Barroso Cordeiro. O candidato interpretou a música “Solteiro não trai”, do cantor Gustavo Mioto.
“É muito gratificante para mim participar de eventos assim, que reúnem talentos, pessoas que vão demonstrar o que podem fazer com seus dons na música. E, a minha ideia também é levar alegria e emoção por meio da minha voz. É o que importa para mim”, destacou Mateus.
Fonte: Semed
Fotos: Matheus Perdiz/ Semed