Consultas, exames e vacinas foram oferecidos gratuitamente na área de dermatologia
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), realizou, neste sábado (18/11), uma ação de intensificação de consultas e exames na área de dermatologia geral que atendeu mais de 500 pessoas. O atendimento aconteceu na sede do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte), localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
Em 8 horas de ação, foram atendidas mais de 500 pessoas que apresentaram algum tipo de doença de pele (dermatose). A ação faz parte do programa Dermato Saúde Amazonas, que tem como objetivo principal realizar a busca ativa de casos de hanseníase e de outras doenças tropicais negligenciadas na área de dermatologia.
“Na busca ativa, a gente abre atendimento para população que não consiga chegar aos serviços de Saúde, faz a busca dessas doenças negligenciadas, mas também aproveita de atende casos de dermatologia geral”, explica a diretoria de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham, Valderiza Pedrosa.
A dona de casa Karina Vitório trouxe o filho, Bryan, de 9 anos, para verificar a suspeita de esporotricose. Umas pequenas feridas na pele da criança e o aparecimento de lesões no couro do gato de estimação da família fizeram a família levá-la a uma Unidade Básica de Saúde. Na UBS, o clínico encaminhou para o atendimento especializado em dermatologia. A ação deste sábado coincidiu com a necessidade de atendimento do pequeno paciente.
“Ele foi atendido e tivemos o diagnóstico preciso de que ele não está com a doença. Tenho muito a agradecer a esse mutirão. Agora, ele vai começar o tratamento correto”, afirmou a mãe do menino que é portador do transtorno do espectro autista em nível leve.
Além das consultas, a população também recebeu gratuitamente, a maior parte da medicação prescrita pelos dermatologistas. Também foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis para pessoas que aproveitaram a disponibilidade do serviço pela equipe da Fuham. Uma sala de vacinação contra gripe influenza e outras doenças também ficou à disposição da população.
Como o atendimento foi geral, qualquer pessoa pode ser consultada, independente de ter encaminhamentos ou consultas anteriores. O primeiro paciente atendido tinha chegado na noite anterior ao local da ação. O agricultor Josias da Silva, 65 anos, veio do município de Autazes (108 Km de Manaus). Ficou sabendo por meio de parentes que são pacientes da Fuham. Com uma crise forte de dermatite, foi atendido e recebeu a medicação adequada gratuitamente.
“Cheguei aqui e é uma felicidade estar no meio de médicos, todo o pessoal, agora eu vou voltar pra minha terra. Tô muito satisfeitos mesmo porque eu não perdi minha viagem”, afirmou seu Josias, que saiu da zona leste direto para o porto para pegar o transporte de volta para Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus).
Mobilização
Participaram da ação mais e 40 profissionais, médicos dermatologistas, residentes em dermatologia da Fuham, alunos de medicina da Ufam, Fametro e UEA, enfermeiros, técnicos farmacêuticos e pessoal de apoio administrativo. Profissionais de saúde, voluntários, também aderiram à ação.
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, considera positivo o saldo final do trabalho. “Foi uma demanda muito significativa pois descobrimos casos de câncer de pele, hanseníase, dermatites crônicas graves, foi muito importante para população”, afirmou Chirano.
Além do SEST SENAT, a ação deste sábado teve o apoio e participação do pessoal do Programa de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.
Fotos: Simone Carol/SES