Maternidade Moura Tapajóz promove atividades em alusão ao Novembro Azul em Manaus

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, data que deu origem ao movimento Novembro Azul, a Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Seged/DMMT) da unidade, realizou programação de atividades alusivas à campanha, destacando a necessidade de promoção do autocuidado masculino.

A ação alerta ainda para a importância dos cuidados com a saúde dos homens de forma integral, reforçando, principalmente, a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No entanto, quando o tumor é diagnosticado na fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.

Durante a manhã, a psicóloga Raquel Floriano conversou com os servidores da unidade sobre temas que normalmente são considerados tabus em relação à saúde do homem.

“São temas normalmente repletos de barreiras construídas por questões culturais, medos e preconceitos, e que, muitas vezes, impedem os homens de ver e cuidar de sua saúde de forma integral”, explicou a psicóloga.

A programação também incluiu um “Papo de Homem” com o médico Marcos Oliveira, que teve uma conversa aberta com os servidores sobre como o homem deve cuidar de sua saúde.

“Realizar exame para detecção do câncer de próstata é muito importante, mas devemos ressaltar para os homens de todas as idades que há muitas coisas em que precisamos prestar atenção no nosso dia a dia, que vão muito além da próstata. Precisamos enxergar a saúde do homem de forma integral, reavaliar nossos comportamentos, hábitos e cuidados para garantir a manutenção de nossa saúde”, explicou o médico.

A chefe do Seget/DMMT, Natália Teixeira, destacou que é necessário mudar a mentalidade de que o homem não precisa fazer acompanhamento médico regular.

“Hipertensão, diabetes, câncer de mama que podem, sim, acometer os homens, e o próprio câncer de próstata, por exemplo, são doenças silenciosas, que não apresentam sintomas em seus estágios iniciais. Com eventos como esse, queremos reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos servidores. A prevenção é a chave para uma vida mais saudável e feliz, e estamos aqui convidando todos a abraçar essa causa”, ressaltou Natália.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa