Estão abertas as votações para escolha dos vencedores do 1º Concurso de Boas Práticas nos Liods da Justiça do Trabalho

As propostas de boas práticas vencedoras serão conhecidas no dia 7/12

Seis iniciativas são as finalistas do 1º Concurso de Boas Práticas nos Liods da Justiça do Trabalho, promoção inédita do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região para o reconhecimento e multiplicação de ações de impacto positivo na comunidade. Liods é a sigla para Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas como metas globais para 2030.

As propostas selecionadas pelo Liods do TRT-11 investiram em práticas que estão alinhadas aos ODS da ONU e atendem às questões de inovação, inclusão e acessibilidade virtual, entre outras. A votação para a escolha das três campeãs está aberta até 22/11 no link:  https://forms.gle/3esfeAZcT1JUm3ow7. Os vencedores serão conhecidos no dia 7/12, com a entrega do Certificado de Reconhecimento de Melhor Boa Prática.  Conheça os finalistas:

Propostas

Representante do TRT da 1ª Região (RJ), o projeto Imersão em inovação colaborativa aposta na realização de oficinas práticas presenciais para imersão nas técnicas e ferramentas colaborativas de inovação e para estabelecimento da estratégia de atuação do laboratório de inovação.  A proposta atende ao Objetivo 16 da ODS de “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

O regional vizinho, o TRT da 8ª Região (PA), participa com a ação de Utilização de Design Thinking na construção do Plano Anual de Capacitação. Também por meio de oficinas, o projeto possibilitou que as mais diversas áreas pudessem repensar seus objetivos, metas e atividades e também identificar o que queriam alcançar. O resultado foi a proposta de capacitações que ajudassem a solucionar os problemas identificados. A proposta também se enquadra no Objetivo 16 da ODS.

Empregado pelo TRT da 12ª Região (SC), o Circuito INOVA+ é uma ação integrante do Programa Inova TRT-SC, que consiste em um conjunto de atividades com o objetivo de promover experiências e fomentar a cultura de inovação no âmbito do tribunal, por meio de um processo de gamificação (aprendizado e desenvolvimento por meio de jogos) do engajamento de seus participantes nas suas ações. A proposta se pauta nos Objetivos 16 e 9 (Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação).

Finalista do Nordeste, a proposta do TRT da 13ª Região (PB) atua com a cultura da inovação. O Labor – Laboratório de Inovação como ferramenta de transformação do serviço público tem como objetivo criar soluções inovadoras em recursos humanos.  Entre os resultados, desenvolveu metodologia centrada no usuário, focada no problema, embasada na empatia e movida à propósito.  Além do Objetivo 16, a idéia se alinha ao Objetivo 8 do ODS (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos) e o 17 (Fortalecer os meios de implantação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável).

Vaga Inclusiva de Trabalho  é a proposta do TRT da 19ª Região (SP) e consistiu em um  Mutirão de Vaga Inclusiva de Trabalho, no dia 21 de setembro de 2023, para a procura e oferta de postos de trabalho formais direcionados a pessoas com deficiência, aproximando o setor privado, em seus diversos segmentos, e os interessados pelas vagas. No dia 21/9, Dia Nacional da Luta da pessoa com deficiência, houve a realização do Mutirão, com a realização de 430 atendimentos, sendo firmados 37 contratos de trabalho imediatamente no local, além do agendamento de 68 termos para os procedimentos de finalização da contratação. Proposta alinhada com o Objetivo 8 (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos).

Outro representante do Nordeste, no caso, da TRT da 22ª Região (PI) é o projeto Vara do Trabalho Eletrônica – VTE.  A partir da Pandemia da Covid-19, com o avanço do uso de audiências virtuais para suprir a necessidade do Poder Judiciário, foi desenvolvida a ferramenta digital Vara do Trabalho eletrônica – VTe, que permitiu a reprodução no ambiente digital de todas as atividades humanas desenvolvidas na unidade predial. Proposta em consonância com os ODSs 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e também o  16.

Mais informações sobre as propostas também podem ser acessadas no link: https://drive.google.com/file/d/1-LsJP6Q-97IQUaN8JHbCILhwNcNdcfsL/view?usp=sharing .

RESUMO PROPOSTAS UNIFICADO – CONCURSO LIODS

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Arte: Andréia Guimarãres