Prefeitura de Manaus realiza final da 9ª edição das Municipíadas Noturnas

A Prefeitura de Manaus realizou, na noite de segunda-feira, 30/10, as disputas finais de futsal da 9ª edição das Municipíadas Noturnas de 2023, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As últimas rodadas da competição pedagógica aconteceram na arena poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona Centro-Sul.

A ação esportiva tem o intuito de colaborar na formação educacional esportiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de proporcionar vivências lúdicas e humanizadas de competições esportivas entre os alunos do período noturno.

“A gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida valoriza muito a interação, a inclusão e a educação integral dos nossos alunos. O esporte é um facilitador das competências necessárias para desenvolver as habilidades que a Semed procura trabalhar nos seus estudantes, além de ser uma estratégia usada para contribuir na permanência do aluno e na diminuição da evasão escolar do período noturno. Então, as Municipíadas Noturnas é um evento muito importante para o trabalho desenvolvido nas 62 unidades da Semed, que têm EJA hoje”, disse a gerente da Educação de Jovens e Adultos da Semed, Alina Bindá.

Em 2023, a edição começou em outubro e teve as modalidades bola ao cesto, dama, dominó, futsal, pênalti, queimada, tênis de mesa e voleibol.

Segundo o coordenador de Esportes da Semed, Ronnie Melo, a edição deste ano foi um sucesso pelo número de participantes. “A edição deste ano foi muito positiva, pelo envolvimento expressivo de 535 alunos, em 99 equipes em todas as modalidades, fora as individuais. Então, a gente fica muito feliz por essa participação, e por termos desenvolvido esse momento de saúde, usando o esporte como uma estratégia no processo de ensino e aprendizagem”, explicou Ronnie.

Final

O evento se deu com a disputa de seis equipes, sendo quatro disputando as semifinais da categoria sub-29 e duas equipes competindo pela final inclusiva, composta por alunos com deficiência da rede municipal de ensino, além da grande disputa para tirar o campeão e vice-campeão de futsal da 9ª edição da competição.

Fonte: Semed

Fotos: Matheus Perdiz/ Semed