Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 25/10, uma série de atividades temáticas voltadas às mulheres atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Cachoeirinha, na zona Sul, e Compensa 2, na zona Oeste.
Pela parte da manhã, a equipe técnica do Cras Cachoeirinha promoveu, em parceria com o instituto Desafio Jovem Manaus, uma palestra sobre os principais sintomas a serem observados no corpo feminino e como realizar o autoexame, essencial para o diagnóstico precoce da doença.
“É um momento proposto tendo em mente a garantia do acesso a este tipo de conhecimento por parte de nossas usuárias, que realmente precisam se manter atentas aos sinais que seu corpo dá, mas que, por muitos motivos, não sabem como olhar para si”, destacou a coordenadora do equipamento, Valdineia Albuquerque.
Para a técnica de enfermagem do Desafio Jovem, Poliana Franco, a disseminação de informação é a principal e mais efetiva arma no combate não apenas ao câncer de mama, mas de tabus que as usuárias possam ter em relação ao próprio corpo.
“Muitas mulheres não conhecem o próprio corpo e não possuem o hábito de se tocar, então quando criamos um espaço como este, criamos uma forma de ensinar a prática do autoexame e de fazer com que esse conhecimento seja disseminado dentro da comunidade”, afirmou.
A dona de casa Raimunda Araújo, 35, participou da palestra e ressaltou a importância da iniciativa para ela e suas colegas comunitárias do bairro Cachoeirinha.
“É uma forma de nos qualificar para o costume de realizar o autoexame, o que também nos dá a possibilidade de que não venhamos a fazer parte do quadro de pacientes diagnosticadas com a doença. É um aprendizado muito válido e importante para todas nós”, explicou.
Já durante à tarde, o Cras Compensa 2, em parceria com a Faculdade Estácio, por meio do projeto de extensão do curso de Direito, realizou uma ação social com a oferta de serviços gratuitos de profilaxia e higienização bucal, orientação jurídica e atendimento psicológico, além de aulas de ginástica aeróbica e serviços de embelezamento.
De acordo com a coordenadora, Laura Dutra, a ação teve o objetivo de trazer para a população do entorno do equipamento uma série de serviços essenciais para o exercício da cidadania junto de palestras e materiais informativos alusivos ao tema principal da campanha. Para Laura, é fundamental que a prefeitura continue a firmar parcerias para a promoção de ações do tipo.
“É muito importante que nossos equipamentos continuem a desenvolver e realizar ações como esta, justamente pois é através de momentos como este que muitos de nossos usuários têm um primeiro contato com esse tipo de informação, conhecimento e de serviços de qualidade. Muitos sairão daqui hoje com uma cabeça diferente, mais aberta, e com a devida orientação, o que nos garante o sentimento de missão cumprida”, afirmou a coordenadora.
Professora de Direito de Família e Sucessões da Faculdade Estácio e orientadora do projeto de extensão, a advogada Aline Inhamuns Paulo destacou a importância da parceria para a instituição de ensino.
“Nosso objetivo, enquanto projeto, é levar a informação e a educação jurídica para dentro de comunidades, sanando as demandas apresentadas pela população e diminuindo a demanda judiciária pela entrada excessiva de processos que poderiam ser resolvidos de formas mais simples e eficazes. É a nossa forma de fazer o bem para a sociedade”, explicou.
Após realizar a atualização de seu Cadastro Único, a dona de casa Francineide Firmo, 46, aproveitou a ação social para procurar a orientação jurídica que há tanto procurava. “Para mim, é muito importante que o Cras continue a promover essas ações e palestras, pois é algo que ajuda muito e facilita nossa vida. É um trabalho que vive uma evolução constante”, concluiu Francineide.
Fonte: Semasc
Fotos: Diego Lima / Semasc