O uso inovador da tecnologia torna os serviços mais acessíveis e eficientes para o cidadão
O Amazonas Meu Lar se destaca, não apenas por ser o maior programa de habitação de todos os tempos no estado, mas também pelo uso inovador da tecnologia, para tornar os serviços mais eficientes e acessíveis ao cidadão. Por meio de Inteligência Artificial (IA), o programa já atingiu 300 mil interações, desde o seu lançamento, no dia 28 de agosto.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o programa utiliza a comunicação virtual como ferramenta, o chatbot, com uma assistente, a MEL, que interage com o público, respondendo todas as dúvidas.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, se mostra satisfeito com o alcance e o sucesso da ferramenta. “É inegável a contribuição que tem dado. Em primeiro lugar, pela capacidade de mapear dados relevantes e fornecer respostas de maneira acessível à população, utilizando uma linguagem simples. Além disso, incorporamos perguntas geradas nas redes sociais para enriquecer nossa base de conhecimento, tornando o chatbot ainda mais abrangente e eficaz”, explica.
A secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime, considera que a ferramenta apresenta inúmeras vantagens. “A disponibilidade 24 horas por dia permite atender as necessidades dos usuários com respostas imediatas, eliminando longos tempos de espera. Além disso, a automação de tarefas repetitivas e de atendimento, por meio de chatbots, contribui para a redução significativa dos custos operacionais, evitando a necessidade de manter uma equipe de atendimento de grande porte”, destaca.
Outra característica importante ressaltada pela secretária executiva é a capacidade de lidar com interações simultâneas, gerenciando um volume considerável de consultas, sem comprometer a qualidade. “A natureza da Inteligência Artificial aprimora ainda mais o desempenho da ferramenta à medida em que ela lida com um número crescente de interações, resultando em respostas cada vez mais precisas e eficazes”, afirma.
Inovação tecnológica
O Chatbot é uma das ferramentas tecnológicas e de comunicação criadas para tornar o Amazonas Meu Lar mais acessível e eficaz. O sistema, desenvolvido para o programa pela Sedurb, com apoio da Suhab, usa inovação tecnológica, como IA, Big Data, Aplicativo e um site próprio.
O cadastramento no programa está sendo feito todo de forma virtual, por meio do aplicativo SASI e pelo site próprio www.amazonasmeular.am.gov.br. As ferramentas são consideradas uma inovação, no estado, na interação do Governo com os cidadãos, promovendo inclusão digital e a modernização dos serviços públicos ofertados à população.
Em 48h, mais de 60 mil pessoas se inscreveram na fase de pré-cadastrado e, em um mês, foram 170 mil registros, demonstrando o sucesso das plataformas. Além do acesso ao programa, o sistema permite gerar lista de dados de suporte à gestão, diagnóstico sobre o déficit habitacional e ajuda a selecionar os beneficiários do programa, com base na análise das informações fornecidas e nos critérios pré-estabelecidos. Permite, ainda, o cruzamento dos dados gerados com outros sistemas estaduais, municipais e federais.
Dessa forma, avalia o secretário Marcellus Campêlo, o Programa Amazonas Meu Lar consolida-se como um modelo de inclusão digital, proporcionando a pessoas de diversas faixas etárias e níveis sociais interagir com o Governo
Fonte: UGPE
Fotos: Tiago Corrêa – UGPE