As doações no hemocentro estão bem abaixo do mínimo desde o início de outubro
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizou, nesta sexta-feira (20/10), uma blitz nas avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, na zona centro-sul da capital, para mobilizar doadores em virtude do baixo estoque de sangue, que atingiu níveis críticos nesta semana.
A mobilização ocorreu durante toda a manhã com panfletagem e chamadas para os motoristas e passageiros que passavam pela avenida.
A ausência de doadores já vem se arrastando desde o início do mês e, com o feriado do aniversário de Manaus, o hemocentro teme que a baixa procura dos doadores se acentue ainda mais. Para manter o estoque regular, o Hemoam precisa coletar uma média de 200 bolsas de sangue diárias, número que não vem sendo atingido nos últimos dias.
“Infelizmente não estamos conseguindo alcançar nossa meta de 200 bolsas diárias. Por exemplo, na quarta (18/10), coletamos 140 bolsas somente, o que gera um déficit que vai se acumulando com o passar dos dias e pode comprometer muito o tratamento de vários pacientes que, independentemente do motivo, necessitam passar por transfusão”, destacou a gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França.
“Nesses dias de véspera e pós-feriado, geralmente temos uma queda muito grande no número de doações, o que reflete diretamente no abastecimento. O sangue não é fabricado, então é um material que só temos a partir da solidariedade dos doadores. Precisamos de um estoque para atender toda a rede hospitalar do Estado”, acrescenta Nívia.
Como doar- – Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.
Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.
FONTE: Hemoam
FOTOS: Rubia Gomes/Hemoam