Semana Azul: Caprichoso festeja 110 anos de história em Parintins

O Boi-Bumbá Caprichoso preparou uma programação especial para celebrar 110 anos de história cultural em Parintins. A festividade inicia no dia 20 de outubro e se estende até 04 de novembro com ação social, hasteamento do pavilhão, missa em Ação de Graças, nomeação da diretoria e do Conselho de Artes, apresentações artísticas, além de um grande espetáculo azul e branco no padrão Caprichoso de excelência.

Nesta sexta-feira, 20, a partir das 8h30 o boi realiza Ação Cidadã, no curral Zeca Xibelão. A iniciativa faz parte do projeto Caprichoso Social, que oferece vários serviços à comunidade parintinense como solicitação do Registro de Nascimento, emissão de Certidão de Nascimento, além de tratamentos de beleza e estética (design de sobrancelha, limpeza de sobrancelha, limpeza de pele, maquiagem), oficinas, palestras educativas sobre ansiedade, depressão, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e atendimentos médicos (consulta, aferição de pressão, teste rápida de glicemia e outros serviços).

A programação azul e branca (dia 20) segue pela tarde e à noite. O pavilhão azul e branco será hasteado às 17h no Mirante Arlindo Júnior, no curral Zeca Xibelão, onde também acontece a missa em Ação Graças, que será celebrada às 19h, num momento de fé e devoção da nação azulada. A festividade segue no palco com nomeação da nova diretoria e Conselho de Arte, além de apresentações artísticas, sorteios de cestas básicas para sócios e torcedores presentes para culminar com as parabenizações do boi bicampeão de Parintins.

A festa azul e branca se estende ao longo dos dias. Após pausa para o feriado, a Semana Azul retorna para festejar os 110 anos do boi com um espetáculo no curral Zeca Xibelão. O show acontece no dia 04 de novembro com presença de todos os itens oficiais do bumbá, numa celebração apoteótica que só o Caprichoso sabe criar. Para produzir esse espetáculo, o Caprichoso vai realizar ensaios técnicos com a Marujada de Guerra nos dias 31/10, 01 e 03 de novembro, que serão abertos ao público, tornando-se grandes festas para a nação azulada. “O Boi Caprichoso preparou uma programação superespecial para comemorar os 110 anos de existência dessa que é nossa maior estrela cultural. Vamos fazer uma grande festa e comemorar juntos com a nação azulada”, disse um dos organizadores da festa, Edwan Oliveira.

Toda a programação é coordenada pelo presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo. Ele afirma que o bumbá prepara um evento grandioso digno da relevância do Caprichoso para a história de Parintins. “O Caprichoso ajudou a construir a história cultural e artística de Parintins, levando o nome dessa cidade que hoje é referência em arte em todo o mundo. Então, precisamos enaltecer e reconhecer a importância do Caprichoso para o município, o Amazonas e o Brasil”, concluiu.

Fotos: Pedro Coelho