Presidente Fred Góes constatou a alegria presente no torcedor, item essencial para o projeto de 2024
O parintinense fez festa no sábado (15) à noite para celebrar os 171 anos de fundação do município. A programação reuniu, no bumbódromo, atrações de outros estados, mas os bois estavam presentes. O Boi Garantido, integrante essencial da história da ilha Tupinabarana, levou itens oficiais, Batucada, tuxauas, vaqueirada, David Assayag, torcida organizada e torcedores encarnados. Muito mais que uma festa, foi o reencontro do boi da Baixa do São José com o palco principal do espetáculo que levou o nome da própria cidade a destaque internacional de turismo e da cultura brasileira.
Para o presidente do Garantido, Fred Góes, foi um retorno simbólico da Nação Vermelha e Branca com o templo maior da cultura. Um momento marcante de alegria, ingrediente indiscutível da torcida encarnada. “É um momento sui generis porque não é aquele momento do grande espetáculo do festival, mas mesmo assim, o que a gente avalia é a disponibilidade da emoção em cena. Isso eu senti no primeiro momento, é disso que a gente precisa. O festival é feito de emoções e são essas emoções que fazem a grandeza do nosso festival, e eu sinto isso, hoje”, disse o presidente do Garantido que tirou alguns minutos para analisar sozinho a apresentação do boi, assistindo ao show no meio da multidão.
Show encarnado
No palco, o apresentador, Alciro Neto, comandou o espetáculo e a voz da Amazônia, David Assayag, balançou a galera vermelha e branca entoando um repertório que levou os sucessos atuais, mas resgatou, por exemplo, “Aquarela da Amazônia”, gravada em 2005 pelo próprio David.
Os itens oficiais mantiveram o nível que o povo de coração rubro está acostumado. Lívia Cristina (porta-estandarte), Edilene Tavares (rainha do folclore), Valentina Coimbra (sinhazinha), João Paulo Faria (amo do boi), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga) e Raony Silva, que substituiu Adriano Paketá na noite, subiram ao palco e mostraram a força permanente da Baixa do São José. Força que veio também pelo meio do povo, trotando e brincando, o que só a vaqueirada sabe fazer. Garantido Show, no palco, e Comando Garantido, no público, completaram o cenário.
Um ponto marcante da noite foram as cacicas encarnadas, que evoluíram ao som de “Tuxauas de Abyaiala” (2023), fazendo o público sentir um gostinho de festival. Piçanã deu a vida ao boi de pano, momento apoteótico como sempre. Batuqueiros da Baixa mantiveram o compasso permanente e a cadência. Em pouco mais de uma hora de show, o Garantido fez jus aos 171 anos de Parintins.
Data marcante
O prefeito Bi Garcia destacou a importância do evento para a cidade. “Esse é um dia de festa e celebração para todos os parintinenses. Estamos comemorando mais um ano de história e de cultura de nossa amada Parintins”, disse.
Nova cara do boi
A organização do boi da baixa foi um destaque importante da noite e que chamou a atenção. O Garantido já foi pra festa com a cara da nova gestão. De repertório das músicas aos destaques levados ao bumbódromo, incluindo os cavalinhos com seus vaqueiros e lanças, os tuxauas e todos devidamente paramentados especialmente pra festa com camisas de cada grupo, a nova cara do Garantido já é fácil de ser percebida.
O presidente Fred Góes comentou sobre essa nova era do Garantido e as novas estratégias do boi para se superar. “O coração está tranquilo, porque a gente sente que a comunidade vermelha e branca tá vendo que nós estamos num momento de muita esperança e essa esperança é que nos faz forte. É essa esperança que nos torna gigantes diante de todos os problemas que nós passamos. Daqui pra frente, é alegria, é mostrar perfeição e aperfeiçoar os nossos espetáculos. Não apenas representar a nação vermelha e branca, mas representar a magnitude da arte parintinense” destacou Fred.
Góes falou ainda um pouco sobre as expectativas para o Festival de 2024. “O Garantido coloca o pé no chão com a certeza de que faremos o melhor Festival do todos os tempos em 2024. Porque nós aprendemos isso no decorrer de pelo menos 25 anos à frente do nosso boi, trabalhando na parte artística e é esse conhecimento que nós vamos imprimir para chegarmos competindo, de igual pra igual, com o contrário. E dizendo, claramente, que a gente não vem apenas pra se apresentar, a gente vem pra uma competição verdadeira, esperando, claro, ser campeão em 2024”, afirmou ele.
Fotos: Paulo Sicsú e Tom Ribeiro (foto do Garantido)
Fonte: Assessoria de Comunicação Boi Bumbá Garantido